0

Vôlei pode ter quadras coloridas no futuro

29 jan 2009
15h36

Uma idéia na Itália pode mudar a forma com que o público, árbitros, técnicos e jogadores assistam aos jogos de vôlei. A Liga Italiana inspirou a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) a estudar a implantação de quadras coloridas nas partidas da modalidade, para distinguir as zonas de defesa e ataque. Atualmente, a área de jogo é pintada geralmente em uma única cor.

A primeira vez que isso aconteceu foi no All-Star Game da Liga masculina italiana de vôlei em novembro do ano passado. Na ocasião, as cores da bandeira nacional da Itália (foto ao lado) foram utilizadas. A novidade foi extendida para a Série A masculina do país europeu.

A diferenciação de cores ajudaria no cumprimento das regras deste esporte, na marcação de faltas pelos árbitros. No vôlei, os atletas de defesa não podem invadir a área de ataque ou pisar na linha de três metros.

A proposta foi discutida pela FIVB em reunião nesta semana em Lausanne (SUI), com a Comissão de Televisão e Novas Mídias da entidade maior do vôlei no planeta. Depois de análises de fitas de jogos do campeonato italiano, a federação pretende levar a ideia adiante. As televisões envolvidas nas transmissões dos jogos também aprovam a iniciativa.

"Pensamos em colocar as zonas de ataque na cor branca, com as áres de defesa em azul. Para facilitar as transmissões de TV, o piso ao redor da quadra seria verde", falou Peter Diamond, presidente da Comissão de Televisão e Novas Mídias da FIVB.

Além disso, foi apresentado para a federação outro projeto, chamado "Sport Moles", também inspirado na liga italiana, uma das mais fortes do mundo. Trata-se de um sistema que detecta se uma bola caiu dentro ou fora da quadra.

Fonte: Lancepress!

compartilhe

publicidade