0

Yohansson bate recorde paralímpico e se classifica à final dos 400 m T46

4 set 2012
07h37
atualizado às 10h58
Danilo Vital
Direto de Londres

Dois dias após conquistar a medalha de ouro nos 200 m T46 (para atletas amputados e les autres), o alagoano Yohansson Nascimento voltou a brilhar no Estádio Olímpico de Londres. Na manhã desta terça-feira, durante prova eliminatória, o brasileiro não só se classificou para a final dos 400 m T46, como também quebrou o recorde paralímpico da prova em sua categoria - T45 -, se credenciando como um dos favoritos a conquistar medalhas.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Com pleno domínio desde a largada, Yohansson abriu uma grande vantagem sobre seus adversários logo nos primeiros 200 metros. Da metade para o fim, o brasileiro se poupou, administrou a vantagem, terminou na segunda posição da bateria com 50s18 (quarto tempo no geral) e mesmo assim conseguiu quebrar o recorde paralímpico de sua categoria - T45.

Outro brasileiro a disputar a prova, Emicarlo Souza não teve um desempenho tão bom quanto o de Yohansson, mas mesmo assim garantiu vaga na final com o sétimo tempo - 50s40.

O mais veloz da eliminatória foi o ruandês Hermas Muvunyi com 49s75, seguido por Pradeep Pathirannehelag, do Sri Lanka, que cravou 49s82, e Gunther Matzinger, da Áustria, que marcou 49s91.

Contando com dois brasileiros entre os oito finalistas, a disputa de medalhas dos 400 m T46 será realizada ainda nesta terça-feira, às 16h54 (de Brasília).

O alagoano fez o quarto melhor tempo da eliminatória, mas quebrou o recorde de sua categoria - T45
O alagoano fez o quarto melhor tempo da eliminatória, mas quebrou o recorde de sua categoria - T45
Foto: Marcio Rodrigues / CPB / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade