PUBLICIDADE

Fórmula Indy

Ed Carpenter surpreende e faz a pole para as 500 Milhas de Indianápolis

18 mai 2013 - 20h55
(atualizado às 21h19)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Nascido em Indianápolis, americano superou favoritismo de grandes equipes</p>
Nascido em Indianápolis, americano superou favoritismo de grandes equipes
Foto: Reuters

A zebra andou solta no treino classificatório para as 500 Milhas de Indianápolis neste sábado. Enquanto todos esperavam uma briga entre os pilotos de Penske, Andretti Autosport e Chip Ganassi, o americano Ed Carpenter, da Ed Carpenter Racing, roubou a cena e ficou com a primeira colocação. Se não bastasse, ainda conquistou um prêmio de US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil) e 15 pontos no campeonato.

A façanha se torna ainda maior se for analisada a história do americano na Fórmula Indy. Desde 2003, o piloto disputou 132 corridas - em apenas uma oportunidade ele tinha sido pole. Se não bastasse, em nove participações em Indianápolis, sua melhor posição de largada tinha sido um oitavo lugar, em 2010 (pela Panther) e 2011 (pela Sarah Fisher).

A equipe Ed Carpenter Racing também é nova na Indy. A primeira temporada do time foi no ano passado, quando foi comprado justamente pelo piloto de mesmo nome. É a primeira vez que o carro larga na frente.

Se não bastasse, o piloto americano evitou um domínio das equipes mais tradicionais. Na última parte do treino, quando apenas os nove primeiros colocados disputavam a pole, ele tinha a companhia de três carros da Penske e outros cinco da Andretti Racing.

"Duas vitórias são sensacionais, mas conseguir a pole em Indianápolis é aunda melhor. Esse é o começo de um sonho que começa a se realizar. Essa é a primeira parte do que queremos", afirmou o piloto, que nasceu na cidade da prova.

E Ed Carpenter não foi a única surpresa. Piloto da Indy Lights, o colombiano Carlos Muñoz, da Andretti, ficou com a segunda melhor marca - as voltas são contadas pela melhor média de velocidade.

Entre os brasileiros, o destaque foi Helio Castroneves. O piloto da Penske fechou o treino com a oitava posição. Tony Kannan, da KV Racing, ficou com o 12º lugar.

Já Bia Figueiredo vai disputar o Bump Day neste domingo, quando os dez piores lutam por uma vaga no grid. Apenas o último (o 34º) fica fora da corrida do próximo domingo.

Fonte: Lancepress! Lancepress!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade