PUBLICIDADE
Logo do ABC

ABC

Favoritar Time

ABC nega superlotação e "culpa" atraso da PM por problemas com torcida

7 out 2013 - 09h07
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Torcedores foram esmagados contra a grade e acabaram pulando para o gramado para escapar</p>
Torcedores foram esmagados contra a grade e acabaram pulando para o gramado para escapar
Foto: Frankie Marcone / Futura Press

A diretoria do ABC emitiu nota oficial na manhã desta segunda-feira se posicionando a respeito dos problemas enfrentados pela torcida no duelo do último sábado, diante do Palmeiras, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro - vitória por 3 a 2, de virada.

Na ocasião, em virtude de uma suposta superlotação, a partida teve o início retardado por cerca de 35 minutos. Antes de a bola rolar, uma multidão passou a se acumular em um dos acessos às arquibancadas. Sem espaço suficiente a todos, o policiamento teve que colocar os torcedores para dentro do gramado, em espécie de "invasão".

Nesta segunda, o ABC negou a superlotação e deu a versão para os incidentes registrados em Natal: "Havia sido definido que o portão de acesso aos sócios torcedores do ABC seria aberto às 13h30 e os demais às 14h. Entretanto, por razões alheias a direção do ABC FC, o contingente da Polícia Militar somente chegou ao estádio por volta das 14h40, situação que, inevitavelmente, retardou a entrada do público e como consequência congestionou o portão da torcida do ABC".

As cenas protagonizadas pelo público antes do início da partida foram preocupantes: uma multidão se acumulou em uma das entradas do estádio, provocando esmagamento de pessoas junto à grade. O que teria acontecido é a má distribuição das pessoas pelos acessos ao estádio: as que ali estavam não conseguiam ir para outros pontos, provocando o acúmulo.

O árbitro Marcos André Gomes da Penha relatou na súmula da partida que o atraso ocorreu devido a invasões de campo causadas pelo excesso de público no estádio. O ABC, mandante do duelo e responsável pela segurança do público, corre risco de ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição ao clube pode ser de até seis meses. 

O Frasqueirão tem capacidade para 18 mil torcedores e o público divulgado no duelo de sábado foi de 15.636 presentes.

Confira, na íntegra, a nota oficial emitida pela diretoria do ABC:

O ABC Futebol Clube com o apoio fundamental de sua apaixonada torcida, que foi o 12º Jogador e realizou uma festa memorável, obteve uma vitória histórica contra o Palmeiras, clube de grande expressão no cenário esportivo brasileiro e líder da Série B do Campeonato Brasileiro, vitória que proporcionou a saída do Mais Querido da zona de rebaixamento, consolidando a ascensão que o clube vinha trilhando nas últimas rodadas.

Em jogo polêmico, ABC vence Palmeiras e sai do Z-4 pela 1ª vez:

Quanto ao desconforto ocorrido na entrada pelo Portão C do Estádio Frasqueirão, esclarece a Diretoria do Clube que havia sido definido que o Portão de acesso para os sócios torcedores do ABC seria aberto as 13:30 e os demais Portões as 14:00hs. Entretanto, por razões alheias a Direção do ABC FC, o contingente da Polícia Militar somente chegou ao estádio por volta das 14:40, situação que, inevitavelmente, retardou a entrada do público e como consequência congestionou o portão de entrada da torcida do ABC.

Além disso, grande parte dos torcedores somente acessou o estádio minutos antes da partida e muitos deles se concentraram na entrada do portão C, ao invés de se acomodarem nas arquibancadas onde existiam  vagas suficientes, fato que impediu o fluxo normal das pessoas que chegavam ao estádio, ocasionando uma grande concentração de torcedores em um mesmo local, o que gerou um princípio de tumulto, logo controlado, com a orientação da polícia e do serviço de som do estádio.

É oportuno esclarecer ainda que durante todo o período em que os torcedores adentravam ao estádio pelo Portão C, era visível que no lado esquerdo da arquibancada central havia espaço suficiente para todos, tanto é assim, que ao iniciar o jogo todos foram acomodados sem qualquer transtorno, situação que permaneceu até o final do jogo, quando se verificou que a torcida visitante ficou na frente do estádio confraternizando-se civilizadamente com a nossa torcida.

O público presente estava dentro da capacidade de público permitida, de acordo com o alvará do Corpo de Bombeiros, devidamente registrada na CBF. Na realidade, o problema ocorrido não decorreu de superlotação, mas de acomodação, em razão de parte da torcida ter se concentrado em um mesmo espaço do estádio, situação que foi contornada a tempo, tendo a Polícia Militar, assegurado a segurança de todos os presentes, conforme relatado no relatório do árbitro da partida. Ou seja, todos os torcedores foram acomodados com segurança e assistiram a bela vitória do ABC sem qualquer transtorno.

Registre que na partida não foi registrada qualquer ocorrência policial, nem a necessidade de utilização das ambulâncias presentes, tendo sido realizado os atendimentos necessários, todos sem qualquer gravidade.

Em razão do ocorrido a Diretoria do Clube já adotou as providências para garantir mais conforto, tranquilidade e segurança ao torcedor que terão execução imediata. São elas: Alargamento e sinalização da via de acesso ao módulo 4 e destinar ao torcedor visitante o espaço existente, somente, atrás do banco de reservas da equipe visitante, ficando o módulo 3 destinado ao torcedor alvinegro que terá acesso aos setores de arquibancadas pelos Portões A e C.

Por fim, aos torcedores que passaram pelo desconforto momentâneo nossas desculpas e os nossos agradecimentos pelo comportamento pacífico, equilibrado e por ter jogado junto com o time, assegurando-se que tais transtornos não mais ocorrerão.

O Frasqueirão é e sempre será a casa de todos os abecedistas, com muito orgulho.

ABC Futebol Clube

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade