PUBLICIDADE
Logo do América-MG

América-MG

Favoritar Time

Sérgio Vieira é apresentado e traça objetivos ambiciosos no América-MG

Sonhando alto, o português Sérgio Vieira foi apresentado nesta terça-feira como novo comandante do América-MG. Apesar de definir a permanência do clube na Série A, o treinador lusitano, que assinou contrato até o fim da temporada, destacou o desejo de levar o Coelho, de maneira gradual, a novos patamares, através de vagas em torneio continentais, […]

7 jun 2016 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários

Sonhando alto, o português Sérgio Vieira foi apresentado nesta terça-feira como novo comandante do América-MG. Apesar de definir a permanência do clube na Série A, o treinador lusitano, que assinou contrato até o fim da temporada, destacou o desejo de levar o Coelho, de maneira gradual, a novos patamares, através de vagas em torneio continentais, bem como títulos a nível nacional.

“Meu objetivo, aqui, é fazer aquilo que não está registrado na história, que é um técnico estrangeiro, um gringo, como vocês falam, e principalmente um português, conquistar títulos. Temos que olhar para o passado e transformar o América-MG em uma força nacional e até internacional. Olhando a dimensão que o clube tem em termos de organização e em relação aos recursos humanos, acho que temos aqui um conjunto que faz do clube uma grande força. Temos que levar o América-MG a outros patamares, não só em nível regional. Nosso primeiro objetivo, naturalmente, é fazer com que o América-MG fique na Série A. Mas nós não trabalhamos diariamente pensando que temos que ganhar para sair da zona de rebaixamento. O nosso foco é no processo, na evolução”, colocou o treinador.

“Em conjunto com a diretoria, temos que implantar uma cultura da vitória, que luta por outros objetivos, não só o da permanência. Temos que pensar em ficar na Série A, depois Sul-Americana, Libertadores, título brasileiro, Copa do Brasil… Temos que falar isso sem medo, sem receio. Nosso objetivo é olhar lá para cima. Mas temos que ser racionais, saber que temos um jogo difícil no próximo sábado, depois outro jogo difícil, e outro. O foco é sempre a vitória no próximo jogo”, acrescentou.

Com apenas 33 anos, Sérgio Vieira desistiu da carreira de centroavante aos 21 anos para se tornar treinador. Após se formar na área e realizar diversos cursos, o português passou por clubes pequenos até trabalhar como observador técnico de equipes de maior estirpe em Portugal, tais como Braga e Sporting. Adaptado ao Brasil, onde comandou Atlético-PR, Guaratinguetá e Ferroviária, o lusitano mostra confiança em suas capacidades, bem como na sua evolução profissional.

“Estudei futebol durante quatro, cinco anos na universidade. Estudei comunicação social, fisiologia, marketing e gestão. A experiência também tem a ver com os cursos da UEFA, com experiências que tive na Liga Portuguesa, os diferentes treinadores que trabalhei, as diferentes competições que estive envolvido: Liga Portuguesa, Copa de Portugal, Liga Europa, Liga dos Campeões. Enfim, experiências que vivi e que me fazem o que sou hoje. A convivência com diferentes culturas e jogadores também. Em Portugal, convivemos com jogadores de várias nacionalidades. Isso nos dá capacidade de relação muito grande, acredito nisso. Sei que daqui a um ano serei mais competente ainda. Isso é uma perspectiva que temos que ter evolução. O mundo está sempre em evolução. O treinador de futebol é a mesma coisa”, colocou.

“Estou no Brasil há mais de um ano, conheço muito o país, sei da cultura, trabalhei com muitos jogadores brasileiros em Portugal. O que eu acho que é importante é falar sobre competência. Pessoas competentes existem no Brasil, em Portugal, assim como existem incompetentes aqui e lá na Europa. Eu sei o que eu posso agregar ao clube. Em todos os níveis. Todo conhecimento tático, técnico e físico. Em todos esses fatores integrados, sei o que eu posso fazer”, completou.

Vieira fará a estreia pelo América-MG no próximo sábado, às 16h (de Brasília), contra o Internacional, no Beira-Rio. Além do novo treinador, o Coelho contratou o auxiliar técnico e analista de desempenho Rui Sousa e o preparador físico Edy Carlos Soares.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade