Fifa multa Croácia por músicas racistas da torcida

3 nov 2016 - 15h18
(atualizado às 16h44)

A Comissão Disciplinar da Fifa multou a Federação de Futebol da Croácia (HNS) em 50 mil francos-suíços devido aos cânticos racistas anti-Sérvia entoados pelos torcedores do país durante uma partida contra a seleção de Kosovo.

No jogo, válido pelas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, disputado no dia 6 de outubro na cidade de Skhodra, na Albânia, os torcedores croatas e kosovares cantaram músicas que pediam "morte aos sérvios". A Cróacia venceu por 6 a 0.

Publicidade
Além dos gritos racistas, a torcida da Croácia já causou confusão ao atirar sinalizadores para dentro do campo em jogo contra a Itália, pelas Eliminatórias
Além dos gritos racistas, a torcida da Croácia já causou confusão ao atirar sinalizadores para dentro do campo em jogo contra a Itália, pelas Eliminatórias
Foto: Getty Images

A Fifa também alertou a HSN que, em caso de reincidência, aplicará punições mais duras.

Kosovo disputou contra a Croácia a primeira partida internacional oficial da história, após ter sido admitido em maio pela Fifa, fato contra o qual a Sérvia protestou de forma veemente.

A partida foi disputada em Skhodra, já que Kosovo, antiga província sérvia que proclamou independência em 2008, não possui nenhum estádio com as condições estabelecidas pela Fifa.

A Croácia teve que jogar as duas primeiras para das Eliminatórias sem a presença de público devido a outros incidentes causados pelos torcedores do país. A HNS também já tinha sido punida em várias ocasiões por cânticos e símbolos fascistas de seus torcedores.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se