Saiba sobre a importância da boa respiração para alta performance

Especialista afirma que respirar adequadamente pode ajudar na hora do treino. Técnica bem executada aumenta as chances do exercício ser corretamente realizado

20 jul 2016 - 05h04

Em tempos de treinos para os Jogos Rio 2016 respirar adequadamente é uma tarefa fundamental para garantir bons resultados nas competições. Pois quando a respiração é realizada de forma adequada melhora o rendimento e assegura uma prática saudável e sem riscos para saúde. Em contra partida, um mau controle desse ato pode sobrecarregar o coração no trabalho de bombear sangue para o corpo.


                        
                        
                    Veja qual é a importância de uma boa respiração na hora dos treinos (Foto: Julian Mason)
Veja qual é a importância de uma boa respiração na hora dos treinos (Foto: Julian Mason)
Foto: Lance!

Mas qual é a forma correta de controlar a respiração nessas ocasiões?

Publicidade

Segundo a otorrinolaringologista do Hospital Federal da Lagoa, Dra. Luciane Mello, o modo mais aconselhável varia de acordo com o esporte praticado e a intensidade dos movimentos.

- Nos exercícios leves, o método mais aconselhado é o tradicional, de inspirar pelo nariz e soltar pela boca, isso porque a respiração nasal aquece, umidifica, filtra o ar inspirado e melhora as trocas gasosas realizadas - destaca a especialista. Além disso, durante exercícios, em que a demanda de oxigênio é maior, quanto melhor for a qualidade do ar, mais eficaz será o trabalho dos pulmões.

Para os que praticam exercícios mais pesados, uma técnica que pode ser utilizada é a da 'Valsalva'. Esta manobra consiste em exalar ou colocar o ar para fora, mantendo o nariz fechado, assim como os lábios. Como resultado, a pressão arterial aumenta, junto com a pressão intratorácica.

- Entretanto,esta prática precisa ser moderada, não deve ser feita por amadores e sua realização deve contar a supervisão de um especialista. Já que pode causar em alguns indivíduos alterações na pressão arterial, além de colaborar para outros sintomas de mal estar como tonturas e desmaios - alerta a especialista.

Publicidade

Sobre a especialista: Dra. Luciane Mello é médica responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo serviço de Polissonografia, ambos no Hospital Federal da Lagoa (RJ). Membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia Americana de Medicina do Sono. Otorrinolaringologista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialista do Sono pela Sociedade Brasileira de Sono. Fez estágio na Universidade Stanford, na Califórnia, no setor de Sleep Surgery.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se