PUBLICIDADE

Campeão da Copa do Brasil, Marcelo Oliveira revê Palmeiras embalado

23 jul 2016 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários

O Palmeiras defende uma vantagem de três pontos na liderança do Campeonato Brasileiro às 11 horas (de Brasília) deste domingo, contra o Atlético-MG. O confronto, a ser disputado no Estádio Palestra Itália, marca o reencontro do técnico Marcelo Oliveira com a equipe alviverde, pela qual ganhou a Copa do Brasil 2015.

Comandante do Palmeiras de junho de 2015 a março de 2016, Marcelo Oliveira acumulou um total de 24 vitórias, 11 empates e 18 derrotas (52,2% de aproveitamento), incluindo a derradeira partida contra o Nacional, em que estava suspenso e foi substituído pelo auxiliar Tico dos Santos.

No ponto alto de sua passagem pelo Palmeiras, o técnico participou do título da Copa do Brasil 2015. Ao lado de Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Oliveira compõe o seleto grupo de treinadores que conquistaram títulos pelo time alviverde desde 1977 (o auxiliar Flavio Murtosa também triunfou no período).

A despeito do tricampeonato da Copa do Brasil, alcançado em dezembro de 2015, Marcelo Oliveira começou a temporada de 2016 com sérias dificuldades. Exagerando nos chutões e ligações diretas, o time alviverde sofria para criar chances de gol, o que acabou abreviando a passagem do técnico pelo clube alviverde.

Com 23 partidas no comando do Palmeiras na arena, Marcelo Oliveira é o recordista entre os técnicos no Estádio Palestra Itália desde a reinauguração, realizada em novembro de 2014. Ao deixar o clube, o técnico divulgou nota oficial e classificou sua demissão como um "sonho interrompido".

Contratado para suceder Marcelo Oliveira ainda em março, Cuca levou o Palmeiras até a semifinal do Campeonato Paulista e acabou eliminado pelo Santos nos pênaltis. Na Copa Libertadores, o treinador não conseguiu evitar a queda logo na fase de classíficação.

Com quase três semanas para treinar antes do Brasileiro, Cuca reformulou o elenco. Em uma troca Cruzeiro, ele cedeu Lucas e Robinho para receber Fabiano e Fabrício. O Palmeiras ainda contratou Roger Guedes, Mina, Tchê Tchê e Leandro Pereira. Jogadores como Cristaldo, Leandro Almeida, Régis, Victor Luis e Felipe Gabriel deixaram o clube.

Baseado em atletas leves, velozes e versáteis, Cuca deu uma nova identidade ao Palmeiras, atual líder do Campeonato Brasileiro com 32 pontos. Posicionado mais perto do gol adversário, com menor responsabilidade na marcação, Gabriel Jesus deslanchou e assumiu a artilharia do torneio nacional.

Neste domingo, porém, o atacante de 19 anos não enfrentará o ex-treinador, já que foi convocado para defender a Seleção nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Com 23 pontos ganhos, o Atlético-MG, dirigido por Marcelo Oliveira, figura no oitavo posto do Brasileiro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade