PUBLICIDADE
Logo do Atlético-MG

Atlético-MG

Favoritar Time

Otero é elogiado, mas jornalista avisa: "Ainda não é jogador para o Brasil"

20 jul 2016 - 14h23
Compartilhar
Exibir comentários

O substituto do equatoriano Cazares, lesionado, chegou "de fininho" a Belo Horizonte e no apagar das luzes foi anunciado como novo reforço do Atlético-MG na noite dessa terça. Trata-se do armador Rómulo Otero, agora, primeiro jogador venezuelano da história do clube mineiro.

Contratado por empréstimo até o final do ano, junto ao Huachipato, do Chile, o meia de 23 anos chega respaldado por sua participação no último Campeonato Chileno, quando fez sete gols e anotou oito assistências, sendo o líder neste quesito na competição. Fora isso, a joia venezuelana, que esteve na mira de três grandes clubes do Chile, também soma boas atuações pela seleção local, mesmo não sendo titular.

Ainda sem data prevista para sua apresentação, Otero, apesar da boa fama na Venezuela e no Chile, tem que comprovar a sua qualidade no Brasil. Os relatos sobre o jogador, porém, são capazes de deixar a torcida atleticana animada. Por outro lado, uma das análises pode fazer o torcedor ficar ressabiado.

Em contato com a Gazeta Esportiva, jornalistas do Chile e da Venezuela não pouparam elogios a Otero, exaltando sua excelente bola parada, a técnica para armar jogadas e a habilidade para encarar defensores. Apesar disso, a ida da joia venezuelana para o Brasil é vista como apressada, diante de uma opinião vigente de que o atleta ainda não é um grande jogador para o futebol brasileiro.

Erasmo Hernández, Tamá 103.9 FM e Futbolestodo.com - Venezuela

"Rómulo é um dos jogadores mais rápidos e desequilibrantes que surgiu no futebol venezuelano nos últimos sete anos. Muito inteligente para se posicionar, para correr, para gerar faltas. A bola parada é um dos principais pontos do seu arsenal. Quando tem bola parada, é ele quem vai cobrar. Sua debilidade é o tema físico, por ser pequeno, fraco. Sofre faltas por isso, mas, quando isso não acontece, não é o tipo de jogador que volta para buscar a bola. Sua principal debilidade é a falta de físico, de força para jogar. Sua velocidade e bola parada são suas principais qualidades. Seu último passe também é importante".

"No primeiro ano, no Chile, teve uma lesão (tornozelo direito) que o tirou por quase toda a temporada, ficou quase seis meses sem jogar e quando voltou foi importante. Foi a figura da partida em 90% dos jogos de Huachipato. Na Venezuela, se diz que a ida de Otero para o Brasil é apressada. Ele ainda não é um grande jogador para a liga brasileira. Luis Seijas (do Internacional) e César González (Coritiba) sim, mas Otero não".

Carlos Campos, Diário Concepción - Chile

"Rómulo tem muito talento. É habilidoso, tem muita técnica, consegue colaborar na defesa e no ataque. Se posiciona bem e tem boa visão de jogo. Como todo meio-campista habilidoso, tende a não soltar a bola e fica muito tempo com ela. Fisicamente é forte, embora convivesse com chegadas fortes dos adversários por seu talento. Desde que estreou pelo Huachipato, mostrou que era um grande jogador. No último Campeonato Chileno, foi um dos três principais jogadores".

Carlos Roa, Tamá 103.9 FM - Venezuela

"É um dos meias mais talentosos do futebol venezuelano. Um jogador de muito boa dinâmica, lançador, que conduz bem a bola e sua grande qualidade é a cobrança de faltas. Pega muito bem com a perna direita. É o dono da bola parada. Sabe lançar com a perna direita ou esquerda. Na atualidade, talvez seja o jogador venezuelano com a melhor bola parada. Nos primeiros anos, foi um jogador que aprendeu a fazer uma dupla função, porque naquele tempo jogava mais na primeira linha, como um volante misto e aprendeu a marcar, recuperar a bola"

"Quando o jogo é muito intenso lhe falta um pouco de resistência para aguentar partidas tão combativas assim, principalmente nos últimos 20 minutos. Como faz muito tempo que ele não joga mais recuado, a marcação lhe falta como fortaleza, de ter mais sacrifício. Nos últimos dois anos e meio, jogava mais na segunda linha, um pouco mais solto, sem tanta responsabilidade de marcar para ser um jogador lançador e que encara seus marcadores. Este é outro bom aspecto dele, é um jogador que tem investida no ataque. Outra debilidade é o jogo aéreo, já que é um jogador de baixa estatura (1,65m)".

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade