PUBLICIDADE
Logo do Athletico Paranaense

Athletico Paranaense

Favoritar Time

Autuori projeta a Libertadores e o fim de seu ciclo como treinador

17 dez 2016 - 01h42
(atualizado às 01h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O técnico Paulo Autuori fez, através do site oficial do Atlético Paranaense, um balanço do ano de 2016, quando venceu o Campeonato Paranaense, chegou à final da Primeira Liga e levou o Rubro-Negro novamente à Libertadores da América. Um dos segredos, em sua avaliação, foi a possibilidade de fazer seu trabalho sem se preocupar com trocas de comando no meio do caminho, conquistando a tão sonhada continuidade, rara na relação entre clubes e técnicos brasileiros.

"Continuidade é fundamental. Mas ao proporcionar continuidade, você tem que saber que precisa ter uma lógica progressiva, respeitando os processos pedagógicos. Estive em lugares que tive muito tempo para continuar um trabalho e dar solidez a ele. Outras vezes, não pude terminar", disse o treinador, que revelou que fechar no Furacão seu ciclo como treinador. "Era uma situação que não passava na minha cabeça, trabalhar como técnico no futebol brasileiro. Somente o Atlético Paranaense, com seu projeto, fez mudar aquilo que estava programado. Digo, decididamente, que será meu último trabalho como técnico", emendou.

O comandante atleticano se mostrou satisfeito com o desempenho da equipe, mas em 2017 quer acertar o setor de criação. "Defensivamente, a equipe foi muito forte ao longo da temporada, o que é normal. Desenvolvemos determinados conceitos e os defensivos são aqueles que devem ser adquiridos primeiro, para dar uma sustentação e posteriormente agregar as ações ofensivas. Acho que o sistema defensivo da equipe foi muito bem trabalhado e deu uma resposta maravilhosa. Espero que possamos melhorar significativamente na fase de construção", avaliou.

Autuori já projeta também a Libertadores e acredita que poderá comandar uma campanha competitiva, utilizando claro de sua experiência. "Participei quatro vezes. Tive o privilégio de participar de grupos vitoriosos, pelo menos duas vezes, uma com o Cruzeiro e outra com São Paulo. Em outras, disputei com o Sporting Crystal e com o Atlético Mineiro, nas quais não permitiram terminar a trajetória. É uma competição boa de se jogar, diferente. Tem suas particularidades, como todas têm. Vamos procurar ter uma participação condizente e adequada com a grandiosidade do Atlético Paranaense", concluiu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade