PUBLICIDADE

Confira filmes que servem de inspiração para correr

17 out 2012 08h18
| atualizado às 08h20
Publicidade

Considerada um dos esportes mais populares e democráticos do mundo, a corrida não poderia passar despercebida pelas telas dos cinemas. Na história da sétima arte, são vários os títulos que, de forma direta ou indireta, fazem referência à modalidade e podem servir de inspiração para quem deseja iniciar ou mesmo já é adepto à prática. Os gêneros também são diversos, para todos os gostos, desde drama e histórias de superação, passando por documentários, suspense e até comédia romântica.

Carruagens de Fogo é sem dúvida o maior clássico sobre a modalidade, tendo sido premiado em 1982 com o Oscar de melhor filme, roteiro original, figurino e trilha sonora
Carruagens de Fogo é sem dúvida o maior clássico sobre a modalidade, tendo sido premiado em 1982 com o Oscar de melhor filme, roteiro original, figurino e trilha sonora
Foto: Divulgação / Terra



A seguir, confira dicas de alguns títulos:



- Carruagens de Fogo (1981) - É sem dúvida o maior clássico sobre a corrida, tendo sido premiado em 1982 com o Oscar de melhor filme, roteiro original, figurino e trilha sonora. A música-tema, composta pelo grego Evángelos Odysséas Papathanassíu (Vangelis), inclusive, tornou-se o hino dos maratonistas em todo o mundo. A história se passa na Inglaterra dos anos 20, tendo como protagonistas dois rapazes que treinam para disputar a Olimpíada.



- Maratona da Morte (1976) - Neste, o protagonista é um jovem estudante universitário (vivido por Dustin Hoffman) que pratica corrida e acaba no meio de uma conspiração internacional, envolvendo um fugitivo nazista.



- Conflitos de Sangue (1991) - Um dos primeiros filmes estrelados por Brad Pitt, que mostra o conturbado relacionamento entre dois irmãos. Um acabou de sair do reformatório e outro é campeão de atletismo.



- Forrest Gump (1994) - O filme mostra a história americana por várias décadas, aos olhos de um rapaz com QI abaixo da média (vivido por Tom Hanks), que gosta de correr. Em um determinado período de sua vida, o protagonista decide cruzar o país correndo.



- A Longa Corrida (2000) - Na África do Sul, um treinador acredita ter encontrado a atleta ideal para correr uma grande maratona, mas ela enfrenta problemas por estar no país ilegalmente.



- Maratona do Amor (2007) - Um homem se inscreve em uma maratona para provar à sua ex-noiva, a qual abandonou no altar, que ele é o homem certo para ela. Mas logo descobre que participar da competição não será tão fácil assim.



- O Espírito da Maratona (2007) - Como o próprio nome diz, o filme faz uma imersão no mundo das maratonas. O fio condutor são seis corredores que se preparam para a Maratona de Chicago, em 2005, com suas expectativas e sensações mediante o desafio. Por meio desses personagens, o documentário mostra um breve panorama da modalidade, com cenas de corridas históricas e comentários sobre o esporte.



- O Atleta (2009) - Foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro na época. É baseado na história de Abebe Bikila, primeiro atleta negro da África a conquistar uma medalha de ouro em uma Olimpíada. Ele venceu a maratona nos Jogos de Roma, em 1960, correndo descalço. Quatro anos depois, na Olimpíada de Tóquio, Bikila repetiu o feito. Sua prova mais difícil, porém, viria mais tarde, após sofrer um acidente de carro que o deixou paralítico. Mesmo sem poder andar, ele passou a treinar arco e flecha e decidiu competir nas Paralimpíadas.



- Uma Longa Corrida (2013) - Previsto para ser lançado no ano que vem, o documentário traz o fundador da revista Runner's World, Bob Anderson, celebrando 50 anos de corrida. Para comemorar a marca, ele resolveu correr 50 provas com distâncias entre 5 km e 21 km em 2012. Isso aos 64 anos idade. Seu objetivo é conseguir uma média de 4,34 minutos/km em ao menos 560 km. Bob começou a correr em 1962 e fundou a Runner's World aos 17 anos.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Publicidade