PUBLICIDADE

Conheça os principais erros de um corredor em uma prova

9 out 2012 08h45
Publicidade

Para correr bem uma prova, além de uma boa estratégia, é preciso estar atento para não cometer alguns erros que são comuns entre atletas amadores e certamente irão comprometer o desempenho. O primeiro deles é forçar o ritmo no início da corrida. Segundo André Villarinho, diretor-técnico da assessoria esportiva homônima, de Goiânia (GO), o atleta corre o risco de quebrar antes mesmo de concluir o percurso. "Isso porque ele acaba fadigando mais rápido. O ideal é aumentar o ritmo gradualmente no decorrer da prova", sugere.

É preciso estar atento para não cometer alguns erros que são comuns entre atletas amadores e certamente irão comprometer o desempenho
É preciso estar atento para não cometer alguns erros que são comuns entre atletas amadores e certamente irão comprometer o desempenho
Foto: shutterstock / Terra



Outro erro comum é forçar o ritmo para ultrapassar outro corredor ou mesmo para não ser ultrapassado. Villarinho explica que essa oscilação brusca também pode acelerar a fadiga, pois demanda um gasto de energia maior. "O organismo trabalha melhor quando mantemos o mesmo ritmo. O aumento, quando acontece, deve ser gradual", salienta.



Fazer algo fora do habitual antes da prova também é um fator que pode atrapalhar o corredor desavisado. Como comer alguma coisa diferente no café da manhã, por exemplo. "A chance de o organismo estranhar essa mudança durante a corrida é grande", afirma o técnico goiano. Essa mudança também pode ser um novo suplemento que atleta resolve experimentar antes ou durante, ou mesmo um tênis ou peça de roupa que nunca havia usado. O ideal, aconselha Villarinho, é que tudo seja testado nos treinos para não correr o risco de uma surpresa desagradável na hora da prova.



Não seguir a estratégia planejada antes da corrida é outro deslize cometido por parte dos atletas, principalmente em relação à alimentação e hidratação em uma prova longa como a maratona ou mesmo uma meia. "Muitos corredores deixam de se hidratar ou tomar o gel durante o percurso porque estão próximos do final ou por não estarem sentindo necessidade. É um erro, pois não sabem se lá na frente vão precisar. Para isso existe um planejamento prévio, uma estratégia", adverte.



Roda Livre
Especial para o Terra
Fonte: Terra
Publicidade