PUBLICIDADE

Atletismo

Shliajtin é reeleito presidente da Federação Russa de Atletismo

9 dez 2016 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Federação Russa de Atletismo (FRA), Dmitri Shliajtin, foi reeleito para mais um mandato nesta sexta-feira ao derrotar no segundo turno o ex-atleta e campeão olímpico de salto em altura Andrei Silnov.

Shliajtin, o grande favorito à vitória, conseguiu 36 votos, cinco a mais que o rival, que tinha denunciado nesta semana uma possível fraude nas eleições.

O terceiro candidato, Mikhail Butov, secretário-geral da FRA, foi eliminado ainda no primeiro turno, enquanto a recém-aposentada bicampeã olímpica de salto com vara Yelena Isinbayeva desistiu da candidatura na última hora.

Às vésperas das eleições, Silnov denunciou "pressões administrativas" para que os dirigentes votassem a favor do atual presidente e também questionou a decisão de realizar as eleições a portas fechadas.

"Para que necessitamos esse sigilo? Os estrangeiros questionam se a Rússia quer esconder algo de novo. Não descarto que haja fraude. A apuração de votos deve ser pública, mas não querem fazer assim", ressaltou.

As eleições coincidiram nesta sexta-feira com a apresentação da segunda parte do relatório McLaren sobre o doping de Estado na Rússia, que calculou em mais de mil o número de atletas envolvidos em doping, o que incluiria o Mundial de Atletismo disputado em Moscou em 2013.

Shliajtin assumiu o cargo em janeiro deste ano em substituição do ex-líder do atletismo russo, Valentin Balakhnichev, que foi banido por fazer vista grossa ao doping sistemático.

Desde então, profundas reformas foram feitas na federação para que a IAAF devolva a licença e os atletas russos possam participar de competições internacionais, mas por enquanto foram insuficientes.

O Conselho Diretor da IAAF decidiu na semana passada manter a suspensão da FRA, mas os atletas russos poderão competir a título individual se forem submetidos a controles de doping independentes.

O britânico Sebastian Coe, presidente da IAAF, confirmou que a Rússia não poderá participar do Campeonato Europeu de Atletismo em Pista Coberta que será disputado em Belgrado, na Sérvia, em fevereiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade