PUBLICIDADE

Após reunião, F1 permite comunicação por rádio e descarta halo em 2017

28 jul 2016 - 16h22
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quinta-feira, o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, afirmou, em entrevista ao Autosport, após a reunião do Grupo de Estratégia da F1, na Suíça, que as conversas entre pilotos e mecânicos, por meio do rádio, serão permitidas, já no Grande Prêmio da Alemanha, no próximo fim de semana.

"Decidimos permitir a volta das comunicações por meio do rádio. Todos poderão falar o que bem entenderem", afirmou o dirigente. A FIA divulgou um comunicado explicando como funcionará a partir do próximo fim de semana, em Hockenheim.

"Com exceção do período entre o início da volta de apresentação e o começo da corrida, não haverá limitações na comunicação entre equipes e pilotos", explicou a entidade máxima do automobilismo mundial.

No Grande Prêmio da Grã-Bretanha, Nico Rosberg, da Mercedes, foi punido por ter recebido instruções de seu engenheiro, sobre como agir com um problema no câmbio. Ele teve dez segundos acrescidos em seu tempo, caindo de segundo para terceiro, sendo ultrapassado por Max Verstappen, da Red Bull.

Outra decisão tomada na reunião desta quinta-feira foi o abandono da ideia de usar o halo, proteção para o cockpit dos pilotos, já em 2017. O objetivo inicial era introduzir a novidade na próxima temporada, mas isso não acontecerá. Alguns modelos de dispositivos de proteção já foram projetados, mesmo sem a certeza da utilização.

"O halo não estará na F1 em 2017. Precisaremos olhar com maior cuidado para isso", afirmou Ecclestone, também ao Autosport. Bernie também afirmou que a nomenclatura será diferente: "Resolvemos que não chamará halo. Simplesmente, falaremos proteção de cabeça".

A FIA, na mesma nota em que explicou sobre o uso do rádio, garantiu que o artifício será utilizado a partir de 2018. "O Grupo de Estratégia decidiu, unanimemente, que a proteção será usada em 2018, para aumentar consideravelmente a proteção dos pilotos", diz o texto.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade