PUBLICIDADE

Bicampeão mundial da F1, Emerson Fittipaldi faz 70 anos nesta segunda

12 dez 2016 - 14h03
Compartilhar
Exibir comentários

O dia 12 de dezembro marca o aniversário do primeiro brasileiro a se tornar campeão da Fórmula 1. Nesta segunda-feira, Emerson Fittipaldi completa 70 anos de idade, entre carreira vitoriosa como piloto, criação da própria equipe de automobilismo e momentos de dificuldade financeira nos últimos meses.

Nelson Piquet e Ayrton Senna repetiriam o feito depois, mas foi Emerson Fittipaldi quem pela primeira vez deu o Brasil o topo do mundo na categoria mais nobre do automobilismo. A conquista ocorreu em 1972, dois anos após sua estreia na Fórmula 1. Correndo pela Lotus, o brasileiro se tornou, na época, o mais jovem piloto a ser campeão mundial. Só em 2006 o recorde viria a ser quebrado, pelo espanhol Fernando Alonso.

O bicampeonato veio em 1974, quando sua equipe já era a McLaren. Uma das vitórias que o ajudaram a garantir o título nesse ano veio correndo no GP do Brasil, em Interlagos.

A partir de 1975, correria pela Equipe Fittipaldi, escuderia que fundou junto a seu irmão, Wilson Fittipaldi Júnior. Correu pelo time brasileiro até 1980, ano de sua aposentadoria da Fórmula 1. Conseguiu, entre resultados medianos, um segundo lugar no Brasil em 1978.

Sem largar o automobilismo de maneira definitiva, Fittipaldi correu pela Fórmula Indy a partir de 1984, e também deixou sua marca na categoria, vencendo-a em 1989. Neste ano, foi o melhor das 500 milhas de Indianapolis, e venceu pela segunda vez a prova em 1993.

Apesar da vitoriosa carreira, o piloto atravessou momentos difíceis em 2016, e revelou publicamente estar atravessando uma crise financeira. Com dívida milionária, Emerson vem trabalhando desde então para resolver a situação.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade