PUBLICIDADE

Hamilton continua perseguição a Rosberg no GP de Silverstone

8 jul 2016 - 21h21
Compartilhar
Exibir comentários

Com nove etapas já realizadas no Mundial 2016 da Fórmula 1, há poucas dúvidas a respeito dos candidatos ao título da temporada. Pelo terceiro ano consecutivo, a disputa deve se restringir à dupla de pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton, campeão nos dois anos anteriores, e Nico Rosberg.

Mas se em 2015 esta disputa interna da equipe alemã foi amplamente comandada pelo britânico, que conquistou seu terceiro mundial vencendo dez das 19 provas, e assegurou o título com três etapas de antecedência, este ano as coisas estão muito mais quentes. E um novo capítulo desta saga será escrito neste domingo, com a realização do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone.

Rosberg iniciou a temporada em grande forma e venceu quatro corridas em sequência, acumulando boa folga no topo da tabela de classificação. Já Hamilton, além de enfrentar problemas com o carro, nas vezes em que parecia competitivo, não foi capaz de superar o companheiro.

A pressão ficou evidente no GP da Espanha, quando em uma manobra desastrada, Hamilton tentou uma ultrapassagem na primeira volta em Barcelona, e causou a colisão e o abandono dos dois carros da Mercedes.

Na etapa seguinte, em Mônaco, Rosberg recebeu a ordem da equipe para deixar Hamilton ultrapassá-lo quando corria na segunda posição, já que ele não conseguia alcançar o ritmo do britânico e não ameaçava o então líder Daniel Riccardo. Hamilton acabou vencendo a prova e recuperou a confiança.

Na sequência, no Canadá, Hamilton liderava a dobradinha da Mercedes no grid de largada, mas a dupla foi surpreendida por Vettel, que tomou a ponta. Os dois lutaram pela segunda colocação na primeira volta, e Rosberg levou a pior e caiu para décimo lugar. Hamilton venceu mais uma, e encostou na classificação.

Rosberg se recuperou no GP da Europa, em Baku, aproveitando a dificuldade de Hamilton em encontrar um melhor acerto em seu carro, e voltou a abrir vantagem na liderança. Mas o troco veio rápido e de forma dramática. No GP da Áustria, a dupla da Mercedes corria com diferentes estratégias de pneus, e Rosberg liderou a maior parte da prova. Nas voltas finais, Hamilton se aproximou e partiu para a ultrapassagem na última volta. Ao se ultrapassado por fora na curva, Rosberg fez um movimento considerado irregular pelos comissários e atingiu Hamilton, mas o britânico seguiu em frente e cruzou a linha de chagada em primeiro. Já o alemão quebrou a asa dianteira e perdeu várias posições, chegando em quarto.

O novo incidente provocou reação da direção da equipe, que reuniu os pilotos para uma conversa. Segundo o chefe da Mercedes, Toto Wolf, a situação está perto do limite de tolerância e ordens podem ser impostas. "Uma das opções que estamos considerando é congelar as posições em certo estágio da corrida. Eu goste de vê-los disputando posições, mas se isso não é possível sem contato, então esta será a consequência", disse o dirigente. "Nós demos um alerta. Este é o último alerta, podemos considerar assim", concluiu Wolf.

Hamilton, por sua vez, minimizou a conversa e garantiu que não mudará sua forma de guiar. "Honestamente, eu acho que nosso destino sempre esteve em nossas mãos, então nada muda na realidade. Nós ainda somos permitidos correr e disputar posições, o que é positivo, sem ordens de equipe, o que é bom para os fãs. Então todos devem ficar contentes", disse o tricampeão.

O instável clima do verão inglês promete deixar as equipes de olho nos radares meteorológicos, já que chuvas são possíveis durante a prova. O GP da Grã-Bretanha tem largada marcada para as 9 horas da manhã deste domingo, no horário de Brasília.

Confira os dados do GP da Grã-Bretanha, décima etapa do Mundial de Fórmula 1:

Local: Silverstone, Inglaterra

Percurso: 5.891 km

Nº de voltas: 52 (306.198 Km)

Volta recorde em prova: 1min33s401 - Mark Webber (AUS/RBR), em 2013

Resultados de 2015:

1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes)

2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

Pole Position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes), com o tempo de 1min32s248

Programação do GP (horários de Brasília):

Sexta-feira, 08/07

1ª sessão de treinos livres - 06:00

2ª sessão de treinos livres - 10:00

Sábado, 09/07

3ª sessão de treinos livres - 06:00

Sessão classificatória - 09:00

Domingo, 10/07

Corrida - 09:00

Classificação do Mundial de Pilotos 2016 após nove etapas:

1º Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 153 pontos

2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 142

3º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 96

4º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 96

5º Daniel Ricciardo (AUS/RBR) - 88

6º Max Verstappen (HOL/Toro Rosso) - 72

7º Valtteri Bottas (FIN/Williams) - 54

8º Sergio Perez (MEX/Force India) - 39

9º Felipe Massa (BRA/Williams) - 38

10º Romain Grosjean (FRA/Haas) - 28

11º Daniil Kvyat (RUS/RBR) - 22

12º Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - 22

13º Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 20

14º Fernando Alonso (ESP/McLaren) - 18

15º Jenson Button (ING/McLaren) - 13

16º Kevin Magnussen (DIN/Renault) - 6

17º Pascal Wehrlein (ALE/Manor) - 1

18º Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) - 1

Classificação do Mundial de Construtores:

1º Mercedes - 295

2º Ferrari - 192

3º Red Bull Racing- 168

4º Williams-Mercedes - 92

5º Force India-Mercedes - 59

6º Toro-Rosso-Ferrari - 36

7º McLaren-Honda - 32

8º Haas-Ferrari - 28

9º Renault - 6

10º Manor-Mercedes - 1

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade