PUBLICIDADE

Hamilton mantém favoritismo e faz pole em dobradinha da Mercedes na Malásia

1 out 2016 - 07h20
Compartilhar
Exibir comentários

O britânico Lewis Hamilton comprovou o favoritismo construído nos últimos dois treinos livres e garantiu a pole position do GP da Malásia, no circuito de Sepang, neste sábado, ao emplacar um tempo de 1min32s850 no Q3. O piloto da Mercedes, vice-líder do Mundial de Fórmula 1, terá a companhia na primeira fila do companheiro de equipe e atual primeiro colocado na temporada, Nico Rosberg. A terceira e quarta posições serão da Red Bull, com Max Verstappen e Daniel Ricciardo, respectivamente.

Com o tempo obtido, Hamilton desbancou o recorde de pole position mais rápida que Michael Schumacher havia estabelecido, em 2004, com 1m33s074. A volta mais rápida de Sepang continua sendo de Fernando Alonso, que registrou 1min32s582 ao disputar um Q2 em 2005.

A maioria dos pilotos foi para a pista no Q1 com pneus macios, sendo que apenas as escuderias Ferrari e a Red Bull, além de Fernando Alonso, utilizavam conjuntos médios. Com 1min34s444, Hamilton assegurou a primeira colocação da primeira etapa, seguido por Rosberg e Kimi Raikkonen.

O Q1 ficou marcado pela bandeira amarela que teve de ser levantada após o britânico Jenson Button, da McLaren, se atrapalhar com o tráfego e rodar. Outra cena de perigo foi protagonizada pelo francês Romain Grosjean, que viu o espelho do seu carro da Haas se soltar e voar pela pista.

Punido com a perda de 45 posições por adicionar novas peças ao motor de sua McLaren, Fernando Alonso foi para a pista de forma protocolar e terminou o Q1 em último, com tempo de 1min37s155. O brasileiro Felipe Nasr, da Sauber, quase se salvou nos últimos instantes, mas também acabou eliminado na primeira etapa, com marca de 1min35s949.

Para o Q2, a Mercedes manteve a mesma estratégia e foi para a pista com pneus macios. Hamilton, inclusive, usou o provável jogo que será instalado em seu carro na corrida de domingo. O britânico fez um tempo de 1min33s046 nesta fase e superou o recorde de pole mais rápida na pista, que era de 1m33s074 e havia sido estabelecido por Michael Schumacher em 2004.

O Q2 terminou com Rosberg e Verstappen em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Ricciardo ficou na quarta posição, o que deixou os companheiros de Ferrari, Vettel e Raikkonen, apenas com a quinta e sexta colocações na segunda fase do treino. Já Felipe Massa manteve bom rendimento e terminou a etapa em sétimo.

O decisivo Q3 comprovou o favoritismo de Hamilton. O britânico desbancou os concorrentes e baixou ainda mais o recorde da pista ao anotar 1min32s850, o que lhe garantiu a pole position sem sustos. Já Rosberg cometeu um erro no setor do meio e fez apenas o quinto tempo em sua primeira volta.

Temendo as mudanças climáticas, Rosberg voltou para a pista rapidamente e se recuperou da volta anterior. Ele fez 1min33s264 e largará na segunda colocação. O terceiro colocado foi Verstappen, com 1min33s420, enquanto o quarto será Ricciardo, com o tempo de 1min33s467. Integram as próximas filas os pilotos Vettel, Raikkonen, Perez e Hulkenberg.

O veterano Jenson Button, que fará sua 300ª largada na carreira, ocupará a nona colocação. Já Felipe Massa não teve um bom desempenho no Q3 e ficou com a décima posição, com tempo de 1min34s671. A corrida do GP da Malásia terá início às 4 horas (de Brasília) deste domingo.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade