PUBLICIDADE

Rosberg lidera treino morno antes da classificação em Suzuka

8 out 2016 - 01h20
Compartilhar
Exibir comentários

No último teste antes da definição do grid de largada para o Grande Prêmio do Japão, o piloto Nico Rosberg confirmou o que vem sendo a tônica deste final de semana e foi disparado o mais rápido do terceiro treino livre, realizado na madrugada deste sábado, no Circuito de Suzuka. O alemão assinalou o tempo de 1min32s092, 0s302 à frente do segundo colocado, o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

A terceira sessão de treinos no Circuito de Suzuka começou devagar, com a maioria dos pilotos dentro dos boxes. Os primeiros a se aventurar foram com pneus de chuva (azuis) ou intermediários (verdes) em função de a pista estar úmida em decorrência da chuva que caiu horas antes da atividade.

Aos poucos, contudo, os competidores tomaram coragem e começaram a registrar os tempos. Até porque andar àquela altura ajudaria na secagem da pista antes do treino classificatório. O primeiro a abrir volta foi o espanhol Fernando Alonso, que cravou 1min35s6 com pneus médios (brancos) em sua McLaren.

Na sequência, Rosberg tomou a ponta do espanhol, também com os compostos de faixa branca. Hamilton tentou superar o companheiro de equipe e rival direto na briga pelo título logo em seguida. O britânico realizou boa volta, mas não o suficiente para ser mais veloz que o líder do Mundial 2016.

Já na parte final dos trabalhos, os pilotos foram à pista, que naquele momento se encontrava mais seca, com pneus macios (amarelos). A cinco minutos para o cronômetro zerar, Rosberg cravou o melhor tempo entre os três treinos livres, todos liderados por ele.

Sebastian Vettel terminou na terceira posição, com 1min32s731, à frente da Red Bull do holandês Max Verstappen, que se colocou entre os dois carros da Ferrari.

Felipe Massa mostrou evolução e levou sua Williams ao sexto lugar, com o tempo de 1min33s271, sendo seguido pelo britânico Lewis Hamilton, que andou pouco na terceira prática antes da corrida. O finlandês Valtteri Bottas, companheiro do brasileiro no time britânico, terminou em apenas 13º lugar, com 1min33s865.

Compatriota de Massa, Felipe Nasr terminou a terceira sessão de treinos livres em 17º, com 1min34s388, um posto acima de seu parceiro de Sauber, o sueco Marcus Ericsson, que fez sua volta mais rápida em 1min34s544.

Tradicional prova do Mundial de F1, o GP do Japão é a 17ª das 21 etapas da temporada. O treino classificatório, que definirá o grid de largada para a corrida, está marcado para logo mais, às 3 horas (de Brasília) da madrugada deste sábado. Nico Rosberg lidera a competição, com 288 pontos, 23 a mais que o segundo colocado, Lewis Hamilton.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade