PUBLICIDADE
Logo do Bahia

Bahia

Favoritar Time

Decisão do Baiano tem data alterada por solicitação da Polícia Militar

A Federação Baiana de Futebol adiou a data da primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2016, marcada, a princípio, para o próximo domingo, dia 24. De acordo com a alteração, o primeiro jogo ocorrerá no dia 1º de maio; o segundo permanece no dia 8. A decisão teve como base a solicitação da Polícia Militar […]

21 abr 2016 - 18h23
Compartilhar
Exibir comentários

Clássico não será neste domingo (Fotos: Felipe Oliveira/Bahia e Divulgação/Vitória)

A Federação Baiana de Futebol adiou a data da primeira partida da final do Campeonato Baiano de 2016, marcada, a princípio, para o próximo domingo, dia 24. De acordo com a alteração, o primeiro jogo ocorrerá no dia 1º de maio; o segundo permanece no dia 8.

A decisão teve como base a solicitação da Polícia Militar da Bahia, que alegou antes mesmo da definição dos finalistas que não haveria tempo hábil para planejar a segurança no caso de uma decisão entre Bahia e Vitória. O clássico foi confirmado com a classificação do Rubro-Negro nesta quinta-feira.

Confira a nota da FBF, na íntegra:

Por meio de ofício enviado à federação Bahiana de Futebol (FBF), no final da tarde desta quarta-feira (20), a Polícia Militar da Bahia, através do comandante Cel. Paulo de Tarso Alonso Uzêda, solicitou o adiamento da primeira final do Baianão 2016, inicialmente marcada para o próximo domingo (24). No documento, a PM-BA fez algumas alegações para o pedido.

Segundo a PM-BA, devido à definição do confronto da decisão da competição acontecer apenas na noite de quinta-feira (21), com o final do duelo entre Vitória e Juazeirense, não restaria tempo hábil para a realização do plano de segurança para a final em caso de um BAVI.

De acordo com o comandante, a Polícia Militar teria apenas a sexta-feira (22), que é de ponto facultativo para órgãos públicos, para realizar reuniões de alinhamento com representantes dos clubes, Ministério Público e torcidas organizadas com objetivo de definir os detalhes do esquema de segurança a ser adotado no dia do jogo.

Em resposta, a FBF, através do presidente Ednaldo Rodrigues, destacou não ser prudente a remarcação de partidas de futebol de competições oficiais, exceto nas hipóteses claras e comprovadas de caso fortuito ou de força maior, ou ainda por determinação legal, considerando que a tabela dos jogos é divulgada com antecedência de 60 dias antes do início de cada campeonato, em obediência ao Estatuto do Torcedor.

Mas, mesmo inclinada a não concordar com a mudança, a entidade máxima do futebol baiano atendeu ao pedido da PM-BA. A FBF considerou a dificuldade alegada pela Polícia Militar, dada a sua importância para o sucesso do futebol, e adiou a primeira final do Baianão 2016, mesmo com os finalistas ainda indefinidos, para o dia 1º de maio, mantendo o segundo jogo da decisão para 8 de maio.

A FBF lembra, ainda, que a alteração só foi possível em razão da inesperada e lamentada desclassificação do Esporte Clube Bahia da Copa do Nordeste de 2016. Desde já, além das finais, os jogos de decisão do 3º e 4º lugares também já ficam programados para os dias 1º e 8 de maio. Todos os quatro semifinalistas da competição já foram notificados sobre a modificação. 

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade