PUBLICIDADE

Aos 74 anos, morre Nate Thurmond, ídolo dos Warriors e dos Cavs

16 jul 2016 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

Morreu neste sábado, aos 74 anos, o ex-pivô Nate Thurmond. Ídolo de duas das principais equipes da NBA atualmente, Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers, e também com uma passagem pelo Chicago Bulls, o ex-atleta faleceu após uma curta luta contra a leucemia.

Considerado um dos melhores pivôs da história da NBA, Nate Thurmond, que também atuava como ala-pivô, foi eleito para o All Star Team por sete vezes, além de aparecer por duas vezes no All Star Team dos melhores defensores do ano.

Draftado como terceira escolha pela equipe da Califórnia em 1963, quando ainda recebia o nome de San Francisco Warriors, o pivô entrou para a história do time principalmente por sua presença dentro do garrafão sendo, até hoje, um dos únicos três jogadores a pegar mais de 40 rebotes em uma única partida de NBA, com 42 em duelo diante do Detroit Pistons, em 1965.

Após uma longa e histórica passagem pelos Warriors, Nate Thurmond se dirigiu para o Chicago Bulls, aonde atuou de 1974 a 1976. Apesar de não ter o mesmo brilho pela equipe de Illinois, o pivô ficou marcado por outra atuação antológica ao se tornar o primeiro jogador da NBA a conseguir oficialmente um quadruplo-duplo, em vitória diante do Atlanta Hawks em 1974, quando fez 22 pontos, 14 rebotes, 13 assistências e 12 tocos.

Já no Cleveland Cavaliers, aonde se aposentou, Nate Thurmond atuou entre 1976 e 1977 e ajudou a equipe de Ohio a chegar nas finais de Conferência.

Nos Cavs e Warriors, o pivô teve sua camisa 42 aposentada como forma de homenagem. Além disso, Thurmond teve seu nome introduzido no Hall da Fama do Basquete, localizado em Springfield, em Massachusetts.

Reconhecido por sua importância para a história da NBA, Nate Thurmond recebeu homenagens de Golden State Warriors, Cleveland Cavaliers e da NBA por meio de seus sites e redes sociais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade