PUBLICIDADE

Após lei polêmica com transgêneros, NBA tira Jogo das Estrelas de Charlotte

21 jul 2016 - 20h22
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte, não receberá mais a edição de 2017 do Jogo das Estrelas da NBA (All-Star Game). O motivo é a polêmica causada pelo governo do estado pela sanção de uma lei em março - conhecida como HB2 - que obriga cidadãos transgêneros a utilizarem banheiros de acordo com o sexo do seu nascimento em edifícios públicos.

"Nossa agenda da semana dos eventos e atividades do All-Star tem a intenção de ser uma celebração global do basquete, nossa liga e os valores nos quais acreditamos, juntando todos os membros da comunidade da NBA. Reconhecemos que a NBA não pode escolher a lei em cada cidade, estado e país onde atuamos, mas não acreditamos que podemos sediar com sucesso nossas celebrações do All-Star em Charlotte no clima gerado pela HB2", disse a liga em nota oficial publicada nesta quinta-feira.

A HB2 foi promulgada pelo governador Pat McRoy, do Partido Republicano, em março. A NBA explicou o motivo da demora em tomar a medida de trocar o local do Jogo das Estrelas.

"Desde março, quando a Carolina do Norte promulgou a HB2 e os direitos legais de proteção à comunidade LGBT em Charlotte se tornaram destaque, a NBA e o Charlotte Hornets (equipe da cidade) têm trabalhado diligentemente para tentar um diálogo construtivo que efetue mudanças positivas. Fomos guiados nessas discussões pela essência dos valores da nossa liga. Eles incluem não só diversidade, inclusão, honestidade e respeito pelos outros, mas também a disposição de ouvir e considerar diferentes pontos de vista", diz a nota.

Não foi somente a NBA que decidiu pelo boicote à Carolina do Norte devido à HB2. Em abril, pouco depois da promulgação da lei, o cantor Bruce Springsteen decidiu cancelar um show que faria na cidade de Greensboro. A banda Maroon 5 também deixou de fazer dois shows no estado em protesto contra a lei.

O provável destino do All-Star Game de 2017, segundo a imprensa norte-americana, deve ser a cidade de New Orleans, em Luisiana, no Smoothie King Center, casa do New Orleans Pelicans.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade