PUBLICIDADE

Pau Gasol deixa Chicago Bulls e assina com o San Antonio Spurs

5 jul 2016 - 13h20
Compartilhar
Exibir comentários

O pivô espanhol Pau Gasol confirmou nesta terça-feira sua saída do Chicago Bulls, após duas temporadas na franquia de Illinois, para se tornar o mais novo astro do San Antonio Spurs.

"Após dias pensando em meu futuro, decidi me unir ao San Antonio Spurs! Muito esperançoso com esta nova etapa com a máxima vontade!", escreveu o próprio Gasol no Twitter.

O pivô, que amanhã completa 36 anos, terá nos Spurs seu quarto time na NBA desde que assinou contrato com o Memphis Grizzlies, em 2001. Ele ainda defendeu Los Angeles Lakers (2007 a 14) antes de se transferir para os Bulls.

O espanhol chega a uma franquia que conta com cinco títulos da liga (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) e um plantel repleto de astros como Tim Duncan (que não anunciou se vai se aposentar antes ou depois da próxima temporada), Tony Parker e Kawhi Leonard e dirigido pelo mítico Gregg Popovich.

Após brilhar no Barcelona, Gasol foi a terceira escolha do draft da NBA de 2001, feita pelo Atlanta Hawks, que o negociou com os Grizzlies. Em Memphis, o pivô ganhou o prêmio de Calouro do Ano em 2002 e foi escolhido pela primeira vez, em 2006, para o All-Star Game.

Um ano depois, Gasol foi para os Lakers e formou forte pareceria com o astro Kobe Bryant. O espanhol chegou às Finais da NBA pela primeira vez em 2008, mas perdeu a decisão para o Boston Celtics.

Porém, um ano mais tarde, os Lakers voltaram à final e superaram o Orlando Magic (4 a 1), chegando a seu 15º título e ao primeiro de Gasol. Em 2010, na revanche com os Celtics, o time californiano levou a melhor (4 a 3) e somou outro anel de campeão.

Em 2014, o espanhol deixou Los Angeles rumo a Chicago. Na 'casa' de Michael Jordan, Gasol jogou com o armador Derrick Rose, MVP da NBA em 2011, o promissor Jimmy Butler e Nikola Mirotic, que se tornaria seu companheiro na seleção espanhola.

O pivô teve uma boa temporada e conseguiu sua primeira participação no All-Star como titular.

Após terminar em terceiro na Conferência Leste na temporada regular e avançar no primeiro desafio pelos playoffs, os Bulls foram eliminados nas semifinais de conferência pelo Cleveland Cavaliers.

A segunda temporada de Gasol em Chicago não foi tão frutífera como a primeira, apesar de suas médias pessoais de 16,5 pontos e 11 rebotes, já que o time não chegou aos playoffs.

Ao término da temporada, Gasol tornou-se agente livre e, apesar da chegada de mais um compatriota, o armador José Manuel Calderón, decidiu escrever um novo capítulo em sua carreira e buscar novas chances de título em San Antonio.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade