PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Careca critica choro, postura de Thiago Silva e defende Fred

30 jun 2014 - 13h48
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Exclusivo: Careca admite preocupação com emocional da Seleção:
Atacante da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1986 e 1990, Careca fez críticas duras ao desempenho da equipe verde e amarela na atual edição do Mundial. Para o jogador, o emocional abalado dos atletas, com muito choro em campo, e o mau desempenho dos meio-campistas da Seleção no torneio tem sido os pontos principais para o time ainda não ter engrenado na competição. 

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Para o ex-jogador, as lágrimas que caíram do rosto do capitão Thiago Silva e do goleiro Júlio César antes da decisão por pênaltis nas oitavas de final, contra o Chile, mostram que falta um preparo psicológico melhor para a equipe brasileira. "Pelo menos o que vem passando para gente aqui fora, está parecendo demais essa emoção. A hora do hino tem de ouvir, cantar. Mas depois apaga, tem que esquecer até os problemas de casa, filho, mulher. Isso está passando demais. O pessoal não está conseguindo segurar esse emocional, o emocional está passando na frente deles, não pode. Tem que ser feito um trabalho de mano a mano, isso está atrapalhando demais. Nós sempre tivemos um xerifão dentro de campo, que se precisar mandar tomar banho, vai mandar no bom sentido. Neste grupo não tem isso".

<p>Capitão, Thiago Silva se isolou antes das cobranças de pênalti e foi criticado por Careca por postura em entrevista</p>
Capitão, Thiago Silva se isolou antes das cobranças de pênalti e foi criticado por Careca por postura em entrevista
Foto: Vanderlei Almeida / AFP

Careca fez críticas, principalmente, a postura do zagueiro e capitão da equipe brasileira, Thiago Silva. "Acho que a pressão já sabia que ia existir por jogar no Brasil e ter jogadores que não tem experiência no Mundial. Sentir, a gente pode sentir e guardar para gente. Não pode passar para fora. Eu vi uma declaração do Thiago Silva de que se perder tudo bem. Não pode escapar isso e escapou. Não pode. Tem que lutar até o fim e vamos embora, se acontecer de ser eliminado depois faz uma declaração", disse.

"Não gostei da atitude. É uma pessoa que eu conheço de outra geração, tive com ele na Itália quando estava no Milan. É uma pessoa de muito caráter. Tem que superar essa reação. Não podemos esperar mais do Felipão, que tem a limitação do campo, os jogadores tem que fazer mais dentro do campo", completou o ex-atacante.

Careca saiu ainda em defesa do centroavante Fred, um dos mais criticados pelos torcedores entre os titulares. Para o ex-atacante, o posicionamento tático do técnico Luiz Felipe Scolari tem prejudicado o desempenho do camisa 9. "Infelizmente estamos indo para as quartas de final sem jogar um bom futebol. Por vários motivos: o meio de campo saindo muito lentamente, os jogadores de armação como o próprio Oscar e o Paulinho não conseguiram jogar seu melhor futebol. O próprio Hulk com problemas de movimentação matando o Fred no meio dos zagueiros. As bolas chegam muito pouco (para ele), utilizam ele muito pouco. O Fred faz a função de pivô, mas está sendo pouco utilizado pelos meias". 

Artilheiro do Brasil na Copa de 1986, Careca criticou os comentaristas que pedem para Fred deixar o time titular. "Os caras estão querendo tirar ele do time.Eu estava pedindo no início da preparação para jogar com Jô e Fred juntos, com Neymar fazendo com Oscar e Willian ali o meio-campo. O mundo todo sempre temeu quando jogávamos com dois atacantes de ofício, como Romário e Ronaldo, por exemplo". 

<p>Artilheiro do Brasil na Copa do Mundo de 1986, Careca crê que o emocional dos jogadores brasileiros está muito abalado</p>
Artilheiro do Brasil na Copa do Mundo de 1986, Careca crê que o emocional dos jogadores brasileiros está muito abalado
Foto: Getty Images

"Perder um ponto forte nosso não podemos, aí vamos ser iguais aos caras, a gente sempre fez a diferença e intimidou todos pelos atacantes que a gente tinha. A culpa não é só do Fred, falta essa ligação dos meias. Utilizá-lo um pouco mais, para pôr em jogo. Centroavante fica impaciente, ele tenta sair, mas tenho certeza que o Felipão pede para ele ficar", completou Careca.

Mesmo sem chances mais de mudança, o ex-jogador crê que faltou a presença de Kaká nesta Seleção. "Poderia ter dado uma encorpada com um ou outro jogador, principalmente no setor de meio de campo...Um cara que poderia ajudar e é um bom menino é o Kaká. Podia ajudar muito, pelo jeito dele, pelo respeito que ele tem, pelo convívio com os jogadores".

Sem Kaká, Careca aposta em Neymar todas as fichas para o Brasil sair com o título mundial jogando em casa. "Eles vão tentar minar e tirar ele do foco para que possam aproveitar isso. Mas eu vejo o Neymar sem medo de jogar. Ele procura os espaços e assume a responsabilidade. É um camisa 10 que a gente há muito tempo não via. Há um tempo qualquer um vestia a 10 e hoje temos um muito especial".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade