PUBLICIDADE

Saiba como chegar à Arena Corinthians nos jogos da Copa

11 jun 2014 07h14
| atualizado em 8/7/2014 às 23h07
ver comentários
Publicidade
Placas foram colocadas nas estações
Placas foram colocadas nas estações
Foto: Bruno dos Santos / Terra

A Copa do Mundo de 2014 começou no dia 12 de junho, com o apito inicial do confronto entre Brasil e Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo. O estádio terá sua última partida no Mundial nesta quarta-feira, semifinal entre Argentina e Holanda, às 17h. A Fifa recomenda aos torcedores que cheguem cedo ao estádio localizado em Itaquera, na Zona Leste da capital paulista. Para isso, algum planejamento será necessário. 

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Use transporte público

Não haverá condições práticas de ir para Itaquera de carro. As ruas do entorno do estádio estarão bloqueadas pela Fifa, que restringirá ao máximo a circulação de veículos – nos eventos-teste realizados, foi exigido o credenciamento até mesmo de viaturas de polícia. O local não contém bolsões de estacionamento.

Assim, a indicação do Comitê Organizador Local (COL), bem como dos órgãos estaduais e municipais é fazer uso do metrô e dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para chegar a Itaquera. Com R$ 3,00 cobrados de tarifa única, é possível rodar os 260,8 km de trilhos espalhados entre 92 estações da CPTM, além de 75,5 km de linhas de metrô, com 65 estações.

<p>Trem "Expresso da Copa" sai da Luz direto à estação Corinthians-Itaquera</p>
Trem "Expresso da Copa" sai da Luz direto à estação Corinthians-Itaquera
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Via metrô

Chegar em Itaquera via metrô vai servir aos torcedores que garantiram ingressos para o setor oeste da Arena Corinthians. O desembarque deve ser feito na Estação Arthur Alvim, na Linha 3-Vermelha – embora a última parada seja a estação Corinthians/Itaquera. De lá, deve-se caminhar por cerca de 1 km até o estádio, trajeto em que já haverá portões de triagem preparados pela Fifa para encaminhar os torcedores.

O tempo de viagem é variado: depende, obviamente, de onde o torcedor vai sair. É possível passar por até 65 estações no caminho até Arthur Alvim. O governo indica que, saindo da Sé, na região central de São Paulo, o trajeto demore cerca de 30 minutos. A partir da estação Palmeiras/Barra Funda, na extremidade oeste da Linha 3-Vermelha, serão necessários 41 minutos.

Evento simula "entraves" na Arena Corinthians para a Copa:
Via CPTM

Para os torcedores que vão ocupar o setor leste da Arena Corinthians, a indicação é usar os trens da CPTM para acessar a estação Corinthians/Itaquera via Linha 11/Coral. Para agilizar o transporte de pessoas, haverá trens especiais chamados “Expresso da Copa”, que sairão da Estação da Luz (na região central, ponto de ligação da CPTM com as Linhas 1-Azul e 4-Amarela do metrô). Sem paradas, o Expresso vai até a estação Corinthians/Itaquera em 19 minutos e vai funcionar em todos os dias de jogo.

O “Expresso da Copa” funcionou bem nos evento-teste e é o meio de transporte mais rápido até a Arena Corinthians. Não impede, no entanto, que torcedores usem a Linha 3/Vermelha do metrô para chegar até a estação Corinthians/Itaquera – o inconveniente vai ser enfrentar o fluxo dos torcedores do setor oeste que se dirigirão a Arthur Alvim. Se o seu ingresso é para o setor leste, vá de trem.

<p>Circulação de público no entorno do estádio será vetada em dia de jogo</p>
Circulação de público no entorno do estádio será vetada em dia de jogo
Foto: Bruno Santos / Terra
Ônibus

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e a SPTrans informaram que 3.746 veículos da frota de ônibus da capital foram adesivados em seus para-brisas com mensagens em português, espanhol e inglês indicando as linhas que fazem conexão com alguma estação de metrô ou trem. Por conta da Copa, 77 linhas terão mudança de itinerário nos dias de jogo em Itaquera. Não será possível, no entanto, acessar o estádio por ônibus.

Os ônibus servirão especialmente para fazer a ligação entre os aeroportos que atendem São Paulo e as estações de Metrô e trem. Está em operação, por exemplo, a linha circular 609J/10 – Aeroporto/Metrô São Judas, que sai do piso inferior do Aeroporto de Congonhas e leva à estação São Judas do Metrô. Já o serviço Airport Bus Serviceterá linha entre o Aeroporto de Guarulhos e a Arena Corinthians operando nos dias de jogo.

Brasil está na reta final para estrear na Copa do Mundo 2014:
Pessoas com mobilidade reduzida

O Metrô e a CPTM têm acessos aos usuários com deficiência ou mobilidade reduzida, através de elevadores, rampas e outras adaptações. Para os dias de jogo, funcionará também o Serviço de Atendimento Especial – Serviço Atende -, que levará torcedores em vans adaptadas a partir da estação Corinthians/Itaquera até a porta da Arena Corinthians.

Veículos fretados

Assim como os demais veículos, os fretados não terão acesso às imediações do estádio em Itaquera. O Comitê Organizador Local indica que sejam estacionados em bolsões próximos a estações de Metrô como Palmeiras/Barra Funda, Portuguesa/Tietê, Jabaquara, Santos/Imigrantes e Butantã.

Bolsão de táxi – Artur Alvim: O bolsão será identificado em local com mapa de São Paulo, e a informação de que ali é possível encontrar táxis e ônibus estará grafada em português e inglês. Coordenado por fiscais, o bolsão ficará na Estação Artur Alvim do Metrô.

Bolsão de táxi - Luz: O bolsão de táxi poderá ser facilmente encontrado na frente da Estação Ferroviária da Luz, e as informações sobre a cidade, o serviço de táxi e a parada de ônibus no local estarão disponíveis em português e inglês.

Veja linhas especiais e mudanças feitas pela SPTrans especialmente para a Copa no site da empresa

Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade