PUBLICIDADE
Logo do Chapecoense

Chapecoense

Favoritar Time

Culto à Chapecoense de espalha pelo mundo todo

30 jan 2017 - 15h24
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Exibir comentários

As manifestações de solidariedade à Chapecoense, logo após o desastre aéreo em 29 de novembro, na Colômbia, deram início a uma série de convites ao clube catarinense para novas homenagens mundo afora. Isso vem se acentuando nos últimos dias. O time principal já tem amistoso confirmado com o Barcelona em 26 de agosto, na Espanha, e ficou de dar resposta a pelo menos outros quatro pedidos de clubes do exterior para jogos ainda neste ano. Os dirigentes avaliam se haveria brechas no calendário para levar a  Chapecoense a vários países.

Torcida fez linda festa na Arena Condá
Torcida fez linda festa na Arena Condá
Foto: Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press / Gazeta Press

Enquanto isso, as equipes de base da Chapecoense vivenciam momentos históricos.  O time sub-23 teve recepção de gala semana passada no Equador, onde disputou amistoso com o River Plate de Guaiaquil. Logo na chegada ao aeroporto da cidade,  os jovens atletas foram surpreendidos pela multidão que os aguardava, com o cântico "Vamos, vamos, Chape". Isso se prolongou pelas ruas, durante a estada no hotel e no estádio de Guaiaquil.

"Uma recepção que jamais vi em minha vida. Impressionante", disse o vice-presidente de Futebol da Chape, Nei Maidana, que acabou recebido por dois ministros de Estado do Equador e outros políticos de expressão do país vizinho.

Dias antes, o presidente da Chape, Plinio David de Nes Filho, já tinha passado por situação parecida em Assunção,  no Paraguai,  para onde seguiu a fim de acompanhar sorteio da Libertadores e receber a taça da Sul-Americana. Ele ganhou várias camisas de grandes clubes do continente que faziam referência à Chapecoense.

Plinio também esteve, duas vezes, com o presidente da federação de futebol do Catar, sheik Tanim Al Than, de quem recebeu convite para a equipe sub-17 participar de torneio em Doha. A competição começou dias atrás e a delegação brasileira foi tratada com extrema reverência na capital do país que vai sediar o Mundial de 2022 - sala vip na chegada ao aeroporto,  almoço com dirigentes da Fifa, visitas a emissoras de TV.

O  coordenador de base da Chape, Cezar Antonio Dal Piva, também se disse impressionado com a receptividade no Catar. Os jogadores do atual campeão catarinense ainda tiveram naquela cidade uma outra honraria - uma palestra exclusiva do ex-craque do Barcelona, Xavi, antes do jogo em que os meninos perderam para o time do Bayer de Munique por 1 a 0.

"É tanta manifestação de carinho, do mundo todo. É emocionante", disse o chefe de imprensa da Chape, Fernando Mattos. Em 29 de novembro, o avião que levava a delegação da Chape para Medellin caiu nos arredores da cidade. No acidente, morreram 71 pessoas, entre as quais 19 jogadores do time. Naquela cidade, a equipe enfrentaria o Atlético Nacional pela primeira partida da final da Sul-Americana.

Chape volta aos gramados em empate com Palmeiras :
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade