PUBLICIDADE

Conheça os 23 jogadores da Inglaterra

11 jun 2014 - 13h11
(atualizado às 14h27)
Compartilhar

Conheça detalhes dos 23 jogadores convocados pela Inglaterra para disputar a Copa do Mundo.

Equipe inglesa posa para foto antes de amistoso pré-Copa contra Equador, em Miami. 4/06/2014.
Equipe inglesa posa para foto antes de amistoso pré-Copa contra Equador, em Miami. 4/06/2014.
Foto: Wolfgang Rattay / Reuters

GOLEIROS

Joe Hart (Manchester City), 27 anos, 39 jogos. Goleiro titular da Inglaterra pelos últimos quatro anos, ele voltou forte na segunda parte da temporada atual, após uma queda no desempenho ter feito com que perdesse a vaga entre os titulares do Manchester City durante seis semanas. Único integrante da seleção inglesa a jogar todos os minutos das eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil.

Ben Foster (West Bromwich Albion), 30 anos, 6 jogos. Jogou somente seis vezes pela seleção da Inglaterra desde sua estreia há sete anos e tem tido um carreira estranhamente nômade, tendo jogado pelo Stoke City, Manchester United, Watford, Birmingham e West Brom. O ex-goleiro do time inglês Paul Robinson já marcou contra ele em uma cobrança de falta.

Fraser Forster (Celtic), 26 anos, 1 jogo. Grande presença de área com 2,01 metros de altura, ele bateu o recorde do Campeonato Escocês ao passar 1.256 minutos sem tomar gols, por 11 partidas seguidas. Estreou pela seleção inglesa na derrota de 2 x 0 frente ao Chile, em novembro.

DEFENSORES

Leighton Baines (Everton), 29 anos, 22 jogos. lateral-esquerdo ágil com um perigoso chute à distância em seu arsenal de jogadas, está a sete anos no Everton, após ter estreado ainda adolescente pelo Wigan Athletic.

Gary Cahill (Chelsea), 28 anos, 22 jogos. Provável dupla de zaga junto com Phil Jagielka, do Everton. Os dois construíram um bom entendimento desde que seu colega de clube John Terry e Rio Ferdinand, do Manchester United, deixaram a seleção inglesa. Sólido e confiável, Cahill fez seu nome no Bolton Wanderers.

Phil Jagielka (Everton), 31 anos, 24 jogos. Uma lesão muscular na coxa em março manchou suas últimas semanas na atual temporada inglesa, mas espera-se que esteja completamente recuperado até junho para formar a dupla de zaga com Cahill. Estreou no Sheffield United aos 17 anos.

Glen Johnson (Liverpool), 29 anos, 50 jogos. Um dos jogadores-chave na recuperação do Liverpool nessa temporada, embora tenha se afastado duas vezes por causa de lesões. Completou sua partida de número 50 pela seleção contra a Dinamarca, em março.

Phil Jones (Manchester United), 22 anos, 9 jogos. Assim como seu companheiro de clube Chris Smalling, ganhou a vaga por sua versatilidade, podendo jogar tanto na zaga como na lateral-direita, e ainda de volante.

Luke Shaw (Southampton), 18 anos, 1 jogo. O jovem lateral-esquerdo do Saints foi convocado no lugar do veterano Ashley Cole, já que Shaw teve uma temporada estelar, enquanto Cole se manteve no banco do Chelsea. Sua trajetória de contos-de-fadas teria sua apoteose se ele comemora-se seu 19 aniversário no dia da final da Copa do Mundo com uma medalha de campeão.

Chris Smalling (Manchester United), 24 anos, 10 jogos. Zagueiro central versátil que pode dar cobertura à lateral-direita caso necessário. Foi descoberto jogando partidas em campeonatos locais pelo Fulham, onde jogou antes de chegar ao Manchester United em 2010.

MEIO-CAMPISTAS

Ross Barkley (Everton), 20 anos, 3 jogos. Um dos gols que marcou nessa temporada saiu de uma corrida de 50 metros através da defesa do Newscasttle, garantindo uma vitória do Everton no St James Park. Jovem de compleição forte, com grande futuro, e que ganhará uma experiência valiosa no Brasil. 

Alex Oxlade-Chamberlain (Arsenal), 20 anos, 13 jogos. Produto de uma escolinha de sucesso do Southampton que agora atende a todas as expectativas depositadas nele pelo Arsenal. Após passar a primeira metade da temporada afastado devido a lesões, ele retornou à forma e deve ter destaque no Brasil. Luta para se recuperar de uma lesão a tempo para o Mundial. Filho do ex-jogador inglês Mark Chamberlain.

Raheem Sterling (Liverpool), 19 anos, 2 jogos. Nascido na Jamaica mas morando em Londres desde os cinco anos, ele se desenvolveu na escolinha do Queens Park Rangers antes de ser contratado pelo Liverpool aos 16 anos. Enérgico e elegante meia com grande força física que sugere uma fantástica carreira à frente.

Steven Gerrard (Liverpool), 33 anos, 109 jogos. O capitão do Liverpool e da Inglaterra vai completar 34 anos no final de maio, mas não apresenta nenhum sinal de declínio em sua forma e potência. A Copa no Brasil será seu quinto grande torneio internacional após as Euros de 2004 e 2012, assim como os Mundiais de 2006 e 2010. É o terceiro jogador a mais ter atuado pela seleção inglesa, atrás de Peter Shilton (125) e David Beckham (115).

Frank Lampard (Chelsea), 35 anos, 103 jogos. Já no apagar da carreira, o maior artilheiro da história do Chelsea vai completar 36 anos durante a Copa e, enquanto não é mais a primeira escolha seja no Chelsea ou na seleção inglesa, pode ainda prover gols e motivação ao meio-campo. O gol legítimo que teve anulado na Copa de 2010 contra a Alemanha fez a Fifa repensar toda a tecnologia da linha do gol.

Adam Lallana (Southampton), 25 anos, 3 jogos. Um dos quatro jogadores do Southampton, junto com Luke Shaw, Rickie Lambert e o agora lesionado Jay Rodriguez, a ter demonstrado futebol o bastante para buscar uma vaga na Copa do Mundo.

Jordan Henderson (Liverpool), 23 anos, 7 jogos. Teve sua melhor temporada desde que se juntou ao Liverpool vindo do Sunderland em 2011, uma ano depois de estrear na seleção inglesa. Tem boa criatividade ofensiva, mas também atua com desenvoltura quando recuado.

Jack Wilshere (Arsenal), 22 anos, 15 jogos.

Talentoso, mas com tendência a se lesionar, tem um toque de bola sublime e a habilidade de abrir caminho por qualquer defesa. Quando está em boa forma, é quase um opção automática como titular e jogou em todas as partidas da Inglaterra nessa temporada.

James Milner (Manchester City), 28 anos, 46 jogos. Trabalhador incansável em campo e meio-campista versátil que pode jogar centralizado ou aberto pelas pontas.

ATACANTES

Rickie Lambert (Southampton), 32 anos, 4 jogos. Percorreu um longo caminho desde o Rochdale, onde jogava na época da Copa de 2006, até o Brasil, jornada que está prestes a completar. Antes de ser contratado pelo Southampton em 2009, passou 10 anos nas divisões mais baixas jogando pelo Blackpool, Macclesfield, Stockport County, Rochdale e Bristol Rovers. Depois da convocação para a Copa foi contrato pelo Liverpool.

Wayne Rooney (Manchester United), 28 anos, 89 jogos. Nada agradaria mais a Wayne Rooney do que aproveitar uma Copa do Mundo bem-sucedida após as decepções em 2006 e 2010, quando foi assolado por lesões. Tem jogado bem em uma temporada de transição para o Manchester United. Marcou um gol audacioso a 58 metros de distância contra o West Dam em março. Com 38 gols marcados pela Inglaterra, está a apenas 11 do recorde de Bobby Charlo, com 49.

Daniel Sturridge (Liverpool), 24 anos, 10 jogos. Sua dupla de ataque com o uruguaio Lues Surdez, com quem vai se enfrentar no dia 19 de junho em São Paulo, foi fundamental na quase conquista do título pelo Liverpool nessa temporada do Campeonato Inglês. Quebrou um recorde de 90 anos no Liverpool este ano ao marcar por oito jogos seguidos.

Danny Welbeck (Manchester United), 23 anos, 21 jogos.

Marcou três gols em cinco actuações pela Inglaterra na atual temporada e se manteve em forma apesar da temporada difícil pelo Manchester United.

(Reportagem de Mike Collett)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade