PUBLICIDADE

E-mail muda vida de pupilo de Murer no salto com vara

8 fev 2011 - 07h52
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Thiago Tufano

Bastou um simples clique para que a vida de Thiago Braz mudasse de uma vez. Apesar de tímido, o garoto de apenas 17 anos foi ousado e, em uma atitude desesperada, mandou um e-mail para ninguém menos que Elson Miranda, técnico de Fabiana Murer, do salto com vara. O atleta mudou-se de Marília para Bragança Paulista, para ter mais condições de treino. No entanto, Braz ainda não estava satisfeito e queria ser treinado pelo técnico de uma das melhores atletas do mundo na modalidade. Na mensagem, Thiago explicava sua situação:

"Esse e-mail foi engraçado, mas ainda bem que deu certo. Eu mandei porque estava um pouco desesperado. Sou assim, quero tudo na hora. Mandei esse e-mail falando que eu era novo e que queria evoluir com ele. Não foi fácil, porque ele estava fora do Brasil com a Fabiana (Murer). Ele pensou bem, explicou as situações e disse que eu tinha que vir para São Paulo. Acabei aceitando e começamos os treinos. No começo foi difícil porque não conhecia ninguém. Tive que fazer novas amizades e sou um pouco tímido, mas agora tenho vários amigos", afirmou Thiago, em entrevista ao Terra.

Mas Elson afirmou que o acerto com Thiago não foi tão simples como parece. O técnico colocou algumas condições para iniciar os treinos com a jovem promessa, entre elas explicar para seu antigo treinador os motivos que o fizeram mudar-se para São Paulo e trocar de comandante.

"Quando eu estava na Europa competindo com a Fabiana eu recebi esse e-mail dele, dizendo que queria fazer parte do meu grupo e que queria resultados, etc. Essas coisas são complicadas porque o técnico não é mágico, ele é um facilitador. Eu dizia que não queria ter problema com o técnico dele. Falei para ele se resolver em relação a isso e quando ele viesse me dizer que queria mudar e que já tinha resolvido eu criaria as condições para ele fazer parte do meu grupo, sem pular nenhuma etapa. A Fabiana e o Fabio (Gomes, saltador) ocupam grande parte do meu tempo, mas como era um garoto muito novo, com 15 anos, eu aceitei", disse Elson Miranda.

Para conseguir fazer com que Fabiana Murer se tornasse uma campeã mundial no salto com vara, Elson estudou muito e, inclusive, fez estágios na Europa, ao lado de Vitaly Petrov, técnico de Yelena Isinbayeva, e Sergey Bubka, maior nome da história do salto com vara.

"No Brasil não temos muitos técnicos trabalhando com condição de desenvolver o salto com vara. Eu trabalhei para conhecer e para criar essas condições. Não tínhamos nada aqui no Brasil. Alguns dos melhores atletas estavam treinando comigo, como a Fabiana e o Fabio Gomes. O Thiago veio de Marília e eu mesmo não estava preocupado em fazer essa iniciação, mas percebi que temos que fazer isso para formar novos atletas. Se eu pego um atleta já formado vou ter mais problemas e mais dificuldades", explicou Elson Miranda.

Diante de todas essas dificuldades logo no início de carreira, sofrendo com falta de estrutura e de técnicos capazes de suprir os objetivos de Thiago, o atleta confessou que chegou a pensar em abandonar o salto com vara, antes mesmo de engrenar na carreira.

"Pensei em desistir, sim, porque onde eu treinava, em Marília não tinha material, estrutura, pista. Não tinha nada. Caíamos na areia depois do salto. Tinha uma vara só para vários atletas. Não tinha como evoluir e tive que sair de lá. Então surgiu a oportunidade de ir para Bragança, ainda sem o Elson. Quando eu já estava em Bragança eu mandei o famoso e-mail", explicou Thiago.

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura, Braz foi identificado logo cedo como um talento, uma jóia que tinha que ser lapidada com tranqüilidade, sem pressa. Elson observou essas características e já traça alguns objetivos para o garoto. O principal deles é chegar à final do salto com vara nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que serão disputados em 2016.

"Para 2016 ele vai estar praticamente formado como atleta. Temos um modelo aqui no Brasil, que é a Fabiana. Ela sofreu muito com a falta de conhecimento técnico que tínhamos e foi uma desbravadora. O Thiago vai estar no auge com 2020. Se trabalharmos direitinho ele vai ser um possível brigador por medalhas. Até 2016 queremos que ele seja finalista. Ele tem que estar entre os oito melhores, porque essa é a meta. O que ele vier a fazer fora disso é o potencial dele de um grande atleta", disse Elson.

Thiago concorda com o treinador e prega cautela quando é questionado sobre seus objetivos na curta carreira de atleta. "Em 2012 o salto com vara vai estar bem, porque teremos a Fabiana, que é campeã mundial. Eu não espero estar lá, mas em 2016 vou estar preparado, focado e quero estar entre os finalistas. Esse é o objetivo, uma final olímpica. Meu maior objetivo é 2016 e depois 2020".

Elson faz de tudo para que Thiago adquira experiência. E o atleta já conviveu com duas grandes esportistas do salto com vara. Além de treinar ao lado de Fabiana Murer e ser um dos pupilos da campeã, Braz já participou de exercícios com Isinbayeva, maior nome da modalidade atualmente.

"Não fiquei surpreso, deslumbrado. Foi normal, porque na minha cabeça era mais uma pessoa treinando comigo. Sou fã dela, mas não podia ficar em cima. Aproveitei o tempo com ela, conversava, fazia brincadeiras. Ela é uma pessoa muito legal, brincalhona, me zuava quando eu ia pior que o outro menino nos saltos. E com a Fabiana a gente conversa todo dia. Ela é muito legal, de bem com a vida com todos, nunca está de cara fechada. Ela é um exemplo. Tento imitá-la sempre", disse a jovem promessa.

2011 promete ser um ano pesado para Thiago Braz, com participações no Pan Juvenil, Sul-Americano Juvenil e campeonatos nacionais, incluindo o Troféu Brasil. Mas para se dar bem nessas provas, o atleta admite que ainda tem muito o que melhorar.

"Tenho que aprimorar minha técnica, que é o mais importante no salto com vara. O resultado vem como conseqüência disso. O mais importante é aprimorar isso, saltar como menos força e mais técnica", concluiu o atleta.

Em 2011, Thiago Braz só sonhava com "Top 8" da Rio-2016:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade