PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Após atletismo, escândalo de dopagem na natação russa é revelado por jornal

A natação russa pode estar envolvida em um sistema de dopagem no país semelhante ao que existia no atletismo e que recentemente foi desvendado pela Agência Mundial Antidoping, a Wada, segundo publicação do jornal britânico The Times desta quarta-feira. Yuliya Efimova, uma das principais nadadoras da Rússia e que detém dez medalhas em Mundiais além […]

23 mar 2016 - 11h36
Compartilhar
Exibir comentários

Após flagra de Yuliya Efimova. outros nadadores russos podem estar envolvidos em escândalo

A natação russa pode estar envolvida em um sistema de dopagem no país semelhante ao que existia no atletismo e que recentemente foi desvendado pela Agência Mundial Antidoping, a Wada, segundo publicação do jornal britânico The Times desta quarta-feira.

Yuliya Efimova, uma das principais nadadoras da Rússia e que detém dez medalhas em Mundiais além de um bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, foi flagrada recentemente em um exame antidoping pelo uso da substância Meldonium, e agora outros atletas podem ser banidos com a suspeita de dopagem na modalidade.

O suposto escândalo na natação russa é muito similar ao esquema que acontecia no atletismo do país. O médico Sergei Portugalov, é acusado de dar as coordenadas também aos nadadores depois de ser declarado o principal mentor no atletismo. A principal intensão era elevar o desempenho dos competidores.

Na publicação do The Times uma das testemunhas admite que em uma competição de natação em Moscou, medicamentos e pílulas ficavam à disposição dos atletas logo ao lado da piscina. Pessoas que presenciaram a situação não revelaram o ocorrido temendo represálias. Já Craig Reedie, presidente da Wada, declarou que “se as acusações estiverem corretas, elas certamente preocuparão a Wada, que irá investigar todos os detalhes”.

Por enquanto o atletismo russo segue ausente de qualquer competição oficial e o país não deverá disputar as Olimpíadas do Rio de Janeiro. A medida causou revolta em alguns atletas que não possuem ligação com os escândalos de dopagem, como Yelena Isinbayeva, que até cogitou a possibilidade de competir de maneira independente, não havendo nenhuma ligação com o seu país.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade