PUBLICIDADE

Esportes Aquáticos

Membros do controle de dopagem da Fina pedem demissão por russos

4 set 2016 - 14h01
Compartilhar
Exibir comentários

Três membros da direção de controle antidoping (DCRB) da Federação Internacional de Natação (Fina) abriram mão de seus cargos após terem suas recomendações ignoradas pela entidade. Eles teriam sugerido que as condições impostas para permitir que os nadadores russos participassem do Rio 2016 fossem mais rígidas, fato que não foi acatado pelo órgão que regula a natação mundialmente.

Em carta enviada ao presidente da Fina, Julio Maglione, os três membros criticam a postura da entidade em relação a participação ou não de nadadores russos que poderiam estar envolvidos nos escândalos de dopagem. Eles também defendiam que os testes impostos aos atletas fossem feitos por algum órgão com mais credibilidade, já que as instituições russas se provaram incapazes de fornecer resultados corretos.

"Apesar do valor dos membros que compões a DCRB, a Fina decidiu ignorar nossas recomendações. Nossos pedidos de explicações não tiveram respostas", escreveram.

30 dos 37 nadadores russos foram permitidos a participarem dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após recorrerem ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) os sete atletas restantes, citados no relatório McLaren, também embarcaram para o Brasil, entre eles Yuliya Efimova, que garantiu medalhas de prata nos 100 e 200m peito feminino.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade