0

Felipão elogia "bonzinho" Oscar e pênalti; veja frases

13 jun 2014
06h34
atualizado às 06h40
  • separator
  • comentários

Após a estreia com vitória, o técnico Luiz Felipe Scolari foi questionado principalmente sobre a arbitragem do japonês Yuichi Nishimura. Foi polêmico em alguns momentos e rebateu o treinador croata Niko Kovac.

<p>Felip&atilde;o rebate algumas declara&ccedil;&otilde;es de Kovac</p>
Felipão rebate algumas declarações de Kovac
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

O campeão mundial de 2002 também não poupou elogios à bela atuação do meia Oscar, autor do último gol do triunfo por 3 a 1 sobre a Croácia pelo jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O camisa 11 chegou ao Mundial com a sua posição contestada após as atuações modestas contra Panamá e Sérvia, sendo cotado para ser substituído pelo reserva Willian, mas o treinador afirmou que em nenhum momento pensou em tirar o ex-colorado da equipe.

Veja as principais declarações de Felipão:

Pênalti
Se o juiz viu pênalti, a arbitragem é dele. Ele que tem de decidir. E nós também achamos que foi pênalti. Nem vou analisar arbitragem, pra mim foi pênalti. Vi dez vezes lá dentro. Se ele interpretou assim, ok. Também poderia reclamar de algumas faltas, cartões que não foram dados. É a interpretação do árbitro e eu falaria assim vencendo ou não.

Kovac
Não vou comentar o que disse o treinador. Brasil tem cinco títulos mundiais... então foram cinco circos mundiais? Nem vou citar os campeões Didi, Pelé , Nilton santos, Ronaldo, Romário, Vavá, Rivaldo... quem mais? Eu entendo perfeitamente a manifestação do meu colega. Pelo resultado, se manifestou coerentemente, mas não vejo favorecimento em nenhum dos últimos cinco títulos mundiais. Vai ficar dito, traduzido, não adiante ficar discutindo. Se eu estivesse no lugar dele, falaria alguma coisa, porque sempre fica uma dúvida.

Superação
Em primeiro lugar dizer que nossos jogadores foram excelentes no sentido de mudar um resultado. Por ser uma equipe jovem, ela soube superar a pressão de tomar um gol e reverter o resultado. Estão de parabéns. E os torcedores ainda mais. Foi maravilhoso, fantástico, inacreditável. O peso de não ter sentido partiu da torcida. Nós nos 5, 8 min, não assimilamos. A torcida ajudou a assimilar. Foram eles os responsáveis.

Claro que quando toma o primeiro gol jogando em casa, o impacto é mais difícil. O tempo foi transcorrendo e a gente via que ia fazer o gol. A forma de jogar tinha mudado. Eu senti naquele momento que precisava empatar e respirar um pouco antes do segundo tempo. Na parte física, nada grave para o próximo jogo.

Precaução
Dois ou três jogadores com cansaço estão (no vestiário) com gelo na panturrilha, no joelho, como caso do Thiago. Dois ou 3 dias. Acho que não vou ter nenhum problema (para o jogo contra o México). O Hulk, para que todos saibam, vinha com dificuldades nos treinos dos dias anteriores. Foi leão até o tempo que deu.

Trabalho psicológico
Desde ontem à noite até o início,  eu tive de fazer um trabalho diferenciado e vendo alguns jogadores que pudessem estar sentido o peso, como parte do trabalho feito pela Regina. Como são novos, a gente imagina que eles são como nós, mais experientes. Mas são mais jovens. Tive de fazer um trabalho mais cansativo do que qualquer treinamento. Eles foram maravilhosos.

<p>Torcida recebe elogios de Felipão</p>
Torcida recebe elogios de Felipão
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

São Paulo
Diferente de que todos pudessem imaginar em São Paulo. Se havia algo que falasse que São Paulo não torcia de forma tão efusiva, não existe mais. A Arena Corinthians é maravilhosa e o Corinthians está de parabéns. Espero que a Seleção volte e tenha muitas outras vitórias aqui com esse apoio. Nunca mais falamos que São Paulo não ajuda a Seleção.

Croácia
Se eu apostasse em outra seleção para avançar no nosso grupo, apostaria nessa equipe. A forma que eles fazem cruzamento, que eles colocam essa bola perfeita entre zagueiro e goleiro, qualquer erro mínimo, pode ser gol contra (como ocorreu com o Marcelo). Não sei como o David  Luiz não estufou a rede (em outro lance). Essa qualidade, mesmo mostrando e cobrando, eles põem em pratica e em uma dessas jogadas tomamos o gol. Em outra, pegou na canela do David e subiu. O espaço (para esse tipo de jogada) precisa ser fechado diferente com equipes que tem essa qualidade.

<p>Oscar arrancou&nbsp;pelo meio em contragolpe, chutou&nbsp;de bico e acertou&nbsp;o canto de Pletikosa</p>
Oscar arrancou pelo meio em contragolpe, chutou de bico e acertou o canto de Pletikosa
Foto: Reuters

Eu nunca tive dúvidas sobre o Oscar. Isso veio de vocês (jornalistas, risos). A estatística mostra que ele foi o que mais roubou bolas. E que mais criou pelo lado direito. Foi espetacular. Aquele jogador que não iria desaprender que eu continuasse acreditando. Hoje foi dado ao Neymar, se tivesse um segundo prêmio seria ao Oscar. Não havia dúvida para mim, talvez ele tenha baixado o ritmo em uma ou outra oportunidade. O Oscar é um menino puro, bonzinho. Todo pai queria ter como filho. Ele não tem raiva nenhuma, mágoa. Ele fica quietinho no canto dele. Não quis calar ninguém. Disse ao Oscar: “não esquece que tá me devendo um gol”. Depois do jogo: ele veio brincando: “paguei minha dívida”.

Retorno a uma Copa
Joguei duas (estreias de) Copas. Pela Seleção, em 2002, primeira foi um sufoco na Turquia. Na segunda (em 2006), por Portugal, contra Angola foi difícil. Todos achavam que íamos atropelar.

Dois amarelos: Neymar e Luiz Gustavo
Eu primeiro preciso pensar em classificar. Não posso pensar em cartões. A vitória de hoje dá a chance de respirar e classificar quem sabe como uma vitória no próximo jogo. Se tiver que tomar um cartão, leve. Primeiro lugar é classificar.

Evolução
Uma das coisas sempre esperavam, tinham alguma dúvida. É o poder de reação de um grupo jovem. Jogando fora dos padrões normais, tomando gol, tudo isso foi que evoluímos um pouco mais para experiência futura. Ainda vamos ter de melhorar bastante. Assimilar alguns golpes nos próximos jogos, pra ver realmente se temos um grupo que possa mudar o resultado dentro do jogo.

Neymar
Minha participação é normal. Mas ontem a noite em uma reunião com os três capitães (líderes) da equipe falamos como deveria jogar hoje e falamos sobre o Neymar. Quando se iniciou a Copa das Confederações, foi cobrado sobre o Neymar não marcar e ele fez logo no início. Agora foi a questão do jejum 10 em Copas (que durava desde 2002) e ele fez os dois gols. Única coisa que a gente quer é que o Neymar seja feliz jogando bola. Ele é um jogador especial. Nós sabemos e quereremos que ele saiba que nós sabemos. E vamos ajudá-lo. Ele não precisa que cobrem dele que seja o melhor do mundo. Ele tem de jogar pelo Brasil e foi o que fez hoje. Melhor do mundo é consequência. Hoje ele deixou de lado e os gols vão acontecer.

Itaquera
As pessoas que vieram ao Brasil devem ser respeitadas e bem tratadas. Alguma coisa pode ocorrer em qualquer lugar do mundo. As pessoas devem ser respeitadas, valorizadas com amor e carinho. Eu fico feliz (com esse jogo)  porque esta área não era tão vista como foi hoje. Isso é um dado interessante para o nosso Brasil e tomara que seja visto com bons olhos.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade