PUBLICIDADE

América-MG vence o Figueirense e desencanta no Brasileirão

5 jun 2016 - 13h07
(atualizado às 19h11)
Compartilhar
Exibir comentários

Novo técnico do América-MG, o português Sérgio Vieira, presente nas arquibancadas do Independência, não viu uma exibição primorosa de seus comandados neste domingo, mas certamente ficou satisfeito com o resultado da partida contra o Figueirense. Mesmo sem apresentar um bom futebol, especialmente em termos ofensivos, o Coelho venceu o time catarinense por 1 a 0 e alcançou a sua primeira vitória no Brasileiro, deixando não apenas a lanterna da competição, como também a zona de rebaixamento.

O primeiro triunfo do Coelho acontece poucos dias após a demissão do técnico Givanildo Oliveira, que deixou o clube mineiro na última sexta-feira. Já sem o treinador, o América-MG até mostrou maior organização, mas também se valeu de uma apagada atuação do Figueirense, que não teve o artilheiro Rafael Moura em uma manhã inspirada.

Foto: Gazeta Press

Fora da zona da degola, o América-MG, com cinco pontos somados, agora espera o encerramento da rodada para saber se realmente seguirá fora do Z-4. No próximo sábado, o clube mineiro volta a campo contra o Internacional, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio. Já o Figueirense, com um ponto a mais que o Coelho, busca a recuperação em casa contra o Flamengo, no domingo, às 16h, no estádio Orlando Scarpelli.

O Jogo – Com dificuldades para fazer jogadas de infiltração no ataque, ambas as equipes começaram a arriscar, em demasia, chutes de fora da área, que não levavam perigo aos goleiros. A sina de arremates de longa distância só foi quebrada próximo da metade do primeiro tempo, quando Dudu puxou contra-ataque e finalizou nas mãos de João Ricardo.

Com o tempo, o América-MG melhorou na partida, utilizando bastante o centroavante Borges, recuperado de lesão e novidade para o duelo no Horto ao lado do meia Osman. Apesar de ter crescido no jogo, o Coelho, contudo, não ameaçava, se precipitando com vários cruzamentos na área. O Figueira, por outro lado, levou perigo na bola aérea com o artilheiro Rafael Moura.

No final do primeiro tempo, o jogo melhorou, e o Coelho teve ótimas chances com Juninho e Danilo, porém ambos foram muito mal na finalização. O Figueirense também teve boa oportunidade com Ferrugem, mas o atento João Ricardo fez bela defesa no arremate do volante catarinense, que ganharia o cantinho da meta americana.

O ritmo mais intenso do final do primeiro tempo acabou substituído por um jogo bastante truncado no começo da etapa complementar. Assim como no início da partida, o América-MG apostou nos chutes de fora da área e, desta vez, chegou perto de marcar em forte chute de Ernandes, que atingiu a trave de Gatito. Pouco depois, Rafael Moura teve boa chance em contra-ataque, porém finalizou fraco e fácil para João Ricardo.

Apesar de ter caído de rendimento no segundo tempo, o Coelho abriu o placar aos 25 minutos. Após belo passe de Leandro Guerreiro, Osman invadiu a área e tocou com categoria para o fundo das redes. À frente no placar, o América-MG conseguiu controlar uma eventual reação do Figueirense e quase matou o jogo em bela finalização que Gatito fez excelente defesa.

Mesmo com a vitória próxima, o Coelho seguiu criando mais que o rival catarinense, que se mostrava “pregado” em campo. Aproveitando os contra-ataques, o América-MG chegou novamente perto do segundo gol em lance individual de Bruno Sávio, que obrigou Gatito a fazer ótima defesa. Após a chance, o time mineiro, seguro na defesa, administrou o resultado e garantiu a sua primeira vitória no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 1 X 0 FIGUEIRENSE

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)

Data: 5 de junho de 2016 (domingo)

Horário: 11h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP)

Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (asp.FIFA-SP) e Alex Ang Ribeiro (asp.FIFA-SP)

Cartões Amarelos: Leandro Guerreiro (América-MG); Bady, Ferrugem e Renato Augusto (Figueirense)

GOL: Osman aos 25 minutos do segundo tempo

América-MG: João Ricardo; Helder (Roger), Adalberto, Artur e Danilo; Leandro Guerreiro (Claudinei), Juninho, Ernandes, Osman e Eduardo; Borges (Bruno Sávio)

Técnico (interino): Cláudio Prates

Figueirense: Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Bruno Alves e Marquinhos Pedroso; Elicarlos, Ferrugem (Renato Augusto) e Bady (Ortega), Dudu e Ermel (Carlos Alberto); Rafael Moura

Técnico: Vinícius Eutrópio

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade