PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Flamengo vai repetir estratégia de 2014 e fazer testes no Carioca

9 fev 2015 - 13h41
Compartilhar

Mesmo sem estar dividindo as atenções com a Copa Libertadores, como aconteceu no ano passado, o Flamengo vai repetir a estratégia que deu certo em 2014, no Campeonato Carioca, e vai utilizar parte do Estadual como experiência na formação do elenco para o restante da temporada. Sendo assim, o técnico Vanderlei Luxemburgo já avisou que vai usar alguns confrontos para observar os atletas que estão tendo poucas oportunidades. O primeiro desafio escolhido já será o de quarta-feira, diante da Cabofriense no Maracanã.

O treinador utilizou essa estratégia no ano passado, porém por uma necessidade, já que o time estava disputando paralelamente a Libertadores. Em 2015, o Rubro-Negro vai começar a conciliar torneios somente a partir de 25 de fevereiro, quando estreia na Copa do Brasil medindo forças com o Brasil de Pelotas, no Rio Grande do Sul. "Vamos colocar jogadores para que possam ter ritmo e para que eu possa fazer algumas observações e análises. Não estamos menosprezando nenhum adversário", afirmou Luxemburgo.

Esse ano, porém, o Flamengo vai encontrar mais dificuldades, pois evitando o esvaziamento do Campeonato Carioca, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) limitou o número de inscrições, antes ilimitado, e os times estão obrigados a usar os titulares. Mesmo assim, a ideia de Vanderlei é dar ritmo de jogo a atletas que estão voltando de lesão, como o meia Gabriel e o atacante Eduardo da Silva, que não jogam desde o amistoso contra o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, realizado em janeiro. "Provavelmente já teremos na equipe o Gabriel e o Eduardo da Silva, que são jogadores importantes e não quisemos precipitar a volta deles, para não agravar nada", analisou o comandante rubro-negro.

Além dos jogadores que estão retornando de lesão, a tendência é que o técnico faça ainda mais observações com os que estão integrando o banco de reservas. Casos, por exemplo, do lateral esquerdo Thallyson, dos zagueiros Bressan e Marcelo, do volante Luiz Antonio, do meia Lucas Mugni e do atacante Alecsandro. Resta saber ainda se o goleiro Paulo Victor, se recuperando de uma lesão cerebral, será aproveitado agora ou mais na frente. Por enquanto, Cesar vem ocupando a vaga do titular, que se lesionou na estreia contra o Macaé, em empate por 1 a 1.

Já o lateral direito Leonardo Moura ainda não terá condições de atuar. Sofrendo com uma mialgia, ele vem fazendo tratamento, e a expectativa do departamento médico é que ele possa ser usado apenas em 19 de fevereiro, contra o Boavista. O jogador deverá começar a treinar com bola já nesta semana, para que possa ser avaliado pela comissão técnica.

A definição da formação que vai a campo diante da Cabofriense deverá acontecer apenas no treino desta tarde de terça-feira, no Ninho do Urubu. Com sete pontos conquistados, o Flamengo divide a segunda posição com o Botafogo, empatados em todos os critérios de desempate. O Fluminense lidera com nove pontos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade