PUBLICIDADE

Palmeiras e Fla travaram luta parecida no Brasileiro de 2009

20 set 2016 - 14h31
(atualizado às 16h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Nas bolsas de apostas informais dos botequins espalhados pelo País, Palmeiras e Flamengo são os mais citados como favoritos ao título do Brasileiro. O time paulista está em primeiro, com 51 pontos; o Fla vem logo atrás, com 50. A competição está na 26ª rodada e o histórico recente do Brasileiro pode acalorar a discussão. Isso porque desde a sua primeira edição por pontos corridos, em 2003, os números mostram que o líder na 26ª rodada é quase sempre o futuro campeão. Foi assim em 10 dos 13 campeonatos. Porém, uma das exceções se deu exatamente com o primeiro colocado do atual Brasileiro, o Palmeiras.

Vagner Love, do Palmeiras, tenta passar pela marcação de Maldonado e Ronaldo Angelim no Palmeiras x Flamengo do Campeonato Brasileiro de 2009
Vagner Love, do Palmeiras, tenta passar pela marcação de Maldonado e Ronaldo Angelim no Palmeiras x Flamengo do Campeonato Brasileiro de 2009
Foto: Marcelo Ferrelli/Gazetapress

O alviverde paulista chegou à 26ª rodada de 2009 com 50 pontos, não via ninguém à sua frente e abria cinco de vantagem sobre o segundo, o Goiás. Despontava como virtual campeão. Sua torcida celebrava a campanha do time com o técnico Muricy Ramalho e pouca gente poderia supor que o Flamengo, então com 40 pontos e na sexta posição, pudesse emplacar uma reação histórica para alcançar o título, sob o comando de um de seus grandes ídolos, Andrade.

Nas 12 rodadas finais de 2009, o Flamengo se impôs. Na verdade, a diferença entre Fla e Palmeiras permaneceu até a 28ª rodada. A partir de então, tudo mudou. O time paulista sofreu três derrotas seguidas, para Náutico, o próprio Fla e Santo André, e deixou o título em aberto, com chances também para São Paulo e Inter.

Mas foi justamente na derrota para o Flamengo (2 a 0), na 30ª rodada, que o Palmeiras viu o time carioca como real ameaça. Ali, somente quatro pontos passaram a separar as duas equipes. E, na reta final, o Flamengo foi passando por cima de adversários tradicionais, como Botafogo, Santos, Atlético-MG e Corinthians até chegar à última rodada para vencer o Grêmio e garantir mais um troféu.

Ao mesmo tempo, o Palmeiras foi superado por Fluminense, Grêmio e Botafogo, empatou com o Sport em casa, e deu adeus ao que se desenhava na 26ª rodada daquele campeonato. Pior: ainda ficou fora da Libertadores, pois terminou o campeonato em quinto.

Por várias vezes, Muricy lembrou daquela trajetória com dissabor e disse que o título escapou “porque o Palmeiras tinha um ótimo time, mas não tinha elenco”. Referia-se aos substitutos de vários jogadores que desfalcaram a equipe durante a competição por causa de lesões musculares.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade