PUBLICIDADE
Logo do

Náutico

Meu time

Saiba do que seu time precisa para ir à Libertadores ou evitar a queda

7 dez 2013 10h03
| atualizado às 10h03
ver comentários
Publicidade
Fluminense ou Vasco: um dos dois cairá para a Série B
Fluminense ou Vasco: um dos dois cairá para a Série B
Foto: Getty Images

O Campeonato Brasileiro chega ao fim neste domingo. Embora o Cruzeiro já tenha até levantado a taça de campeão e Ponte Preta e Náutico cheguem matematicamente rebaixados a esta 38ª e derradeira rodada, o final de semana é decisivo para outros dez clubes, que lutam por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2014 ou pela permanência na elite nacional. 

Veja, a seguir, o que cada clube com chances de Libertadores ou risco de rebaixamento precisa fazer para atingir o objetivo. Vale citar que as projeções não levam em consideração o resultado final da Copa Sul-Americana: caso a Ponte Preta vença o Lanús, da Argentina, fica com a vaga na Libertadores de 2014, no lugar do quatro colocado do Brasileiro. 

Confira: 

Atlético-PR – Precisa de uma vitória simples ou até mesmo de um empate (desde que o Goiás não goleie o Santos por mais de seis gols de diferença) para garantir a vaga na Libertadores 2013.

Vasco – Precisa vencer a partida no Paraná e torcer por um tropeço de Criciúma ou Coritiba para escapar da Série B. Empate só serve caso o Coritiba perca do São Paulo por mais de quatro gols e o Fluminense não ganhe do Bahia.

Goiás – Para se garantir no G-4, precisa apenas vencer um desinteressado Santos no Serra Dourada. O time esmeraldino pode até empatar, mas teria que ficar na torcida para o Botafogo que Botafogo e Vitória não vençam seus compromissos. 

Botafogo – Time que até brigou com o Cruzeiro pela liderança do Brasileiro, o Botafogo tem uma tarefa complicada para se garantir no G-4 e esperar por uma vaga na Libertadores: tem que vencer o Criciúma no Maracanã e torcer por tropeços de Atlético-PR e Goiás. Se o jogo terminar empatado, o Goiás teria que perder do Santos em Goiânia e o Vitória não poderia vencer o Atlético-MG no Independência.

Criciúma – Se segurar ao menos um empate no Maracanã, garante-se na Série A de 2014. Se perder, teria que torcer para que Coritiba, Vasco e Fluminense não vençam seus confrontos.

Vitória – Com chances remotas de terminar no G-4, teria que vencer o Atlético-MG no alçapão do Independência e ficar na torcida por tropeços de Goiás e Botafogo. Caso o jogo em Belo Horizonte termine empatado, nem Goiás e nem Botafogo podem vencer. 

Portuguesa – A chance de cair é remotíssima: teria que ser goleada pelo Grêmio em São Paulo; Inter, Criciúma e Coritiba teriam que vencer seus compromissos e, ainda, o Vasco precisaria golear Atlético-PR para tirar uma diferença de 11 gols de saldo entre s duas equipes. 

Inter – Para não depender de outros resultados, precisa ao menos empatar com a já rebaixada Ponte em Novo Hamburgo. Se perder, teria que torcer por derrotas de Criciúma, Coritiba e Vasco. 

Coritiba – Depende das próprias forças para escapar do rebaixamento. Se vencer, fica na Série A. Se empatar ou perder, teria que torcer para que Vasco e Fluminense também sejam derrotados.

Fluminense – Tem a situação mais delicada para escapar da queda: precisa ganhar em Pituaçu e torcer por derrotas de Coritiba e Vasco. 

Campeões do segundo semestre dizem adeus à temporada 2013 no Maracanã. 

Lanterna, Náutico se despede da Série A. Corinthians faz o último jogo sob o comando de Tite. 

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/quiz-times-dos-famosos/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/quiz-times-dos-famosos/">Quiz: Times dos famosos</a>
Fonte: Terra
Publicidade
Publicidade