PUBLICIDADE

Brasil quer sediar Mundial de futebol feminino, diz ministro

16 set 2013 - 19h04
(atualizado às 20h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil poderá sediar outra Copa do Mundo de futebol nos próximos anos. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou nesta segunda-feira que já manifestou à Fifa o desejo de que o país organize o campeonato feminino. Para ele, a experiência do ano que vem, entre os homens, credenciará automaticamente o Brasil como um dos candidatos a realizar o Mundial das mulheres.

"Já falei com o presidente Blatter sobre essa possibilidade de sediar a Copa das mulheres. Já teremos a experiência em 2014, teremos os equipamentos esportivos que ficarão, e acho que é um passo importante. É uma ideia que já apresentei ao presidente da Fifa", afirmou o ministro, após participar do anúncio do Brasileiro de futebol feminino, que começará na próxima quarta.

<p>Aldo Rebelo quer que o Brasil aproveite a estrutura da Copa de 2014</p>
Aldo Rebelo quer que o Brasil aproveite a estrutura da Copa de 2014
Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil

A próxima Copa do Mundo de futebol feminino será realizada no Canadá, em 2015. O torneio seguinte está previsto para 2019, e ainda não tem local definido.

Sediar uma Copa de futebol feminino seria uma forma de valorizar o esporte, argumentou Rebelo. Ele acrescentou, inclusive, ter pedido à Fifa ajuda para que o futebol entre as mulheres cresça pelo mundo.

"A Fifa se comprometeu a valorizar com o legado, ou seja, daquilo que a Fifa vai deixar como parte de lucro na Copa do Mundo, uma parte será para o futebol feminino", observou.

Para Rebelo, o anúncio de patrocínio de R$ 10 milhões da Caixa ao Campeonato Brasileiro de futebol feminino é o primeiro passo para que seja criado um calendário fixo da modalidade no País. Atualmente, apenas a Copa do Brasil é a grande competição disputada entre as mulheres. O ministro salientou que um calendário organizado vai atrair mais patrocinadores.

"É preciso um calendário com sentido de permanência, de continuidade, de regularidade. Que o calendário vai se repetir, que a marca do patrocinador vai ser divulgada porque o campeonato vai ocorrer", comentou.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade