PUBLICIDADE
Logo do

Palmeiras

Meu time

Botafogo se salva e tira Palmeiras da Libertadores

6 dez 2009 19h03
| atualizado às 23h46
Publicidade

Com a obrigação dos três pontos para não depender de ninguém para permanecer na Série A, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Estádio do Engenhão e evitou o seu segundo rebaixamento na década.

» Veja fotos de Botafogo x Palmeiras
» Veja a classificação atualizada
» Confira os resultados
» Comente o resultado

Para completar, o resultado tirou o Palmeiras, equipe que liderou a maior parte do Brasileiro, da Copa Libertadores. Isso porque o Cruzeiro venceu o Santos na Vila Belmiro, mesmo com um a menos, chegou aos mesmos 62 pontos do rival, mas levou vantagem no número de vitórias (18 a 17).

Os heróis botafoguenses e artilheiros em campo foram o zagueiro Wellington e o atacante Jobson, com gols no segundo tempo. Robert ainda descontou para os palmeirenses nos acréscimos.

No primeiro tempo, o Palmeiras aproveitou o nervosismo botafoguense e dominou a primeira metade. Perdeu chances claras de gol com Diego Souza e Cleiton Xavier , mas não conseguiu ficar em vantagem.

O Botafogo aos poucos equilibrou o jogo e teve nos pés de Reinaldo, aos 44min, a sua melhor chance antes do intervalo. Porém, o atacante finalizou mal e Marcos, com os pés, manteve o 0 a 0 no placar.

Para o segundo tempo, Muricy Ramalho optou reforçar a marcação no meio-campo, com a entrada de Sandro Silva no lugar de Deyvid Sacconi. O Palmeiras melhorou de rendimento, mas acabou traído por uma bola parada.

Aos 11min, o Botafogo abriu o placar. Lúcio Flávio bateu falta da direita para a cabeçada fulminante de Wellington.

Como estava perdendo a vaga na Libertadores, o Palmeiras partiu para o desespero com a entrada de Robert no lugar de Edmilson. Só que foi o Botafogo que marcou o segundo. Aos 20min, Renato ganhou as divididas com Pierre e Maurício Ramos e rolou para o gol de Jobson.

Nos acréscimos da partida, o Palmeiras conseguiu diminuir a desvantagem, com gol de Robert, mas não foi suficiente para evitar a perda da vaga na Libertadores. Assim, o clube que liderou a maior parte do Brasileiro disputará a Copa do Brasil no primeiro semestre de 2010 e a Copa Sul-Americana no segundo.

Ficha Técnica:

Botafogo 2 x 1 Palmeiras

Gols
Botafogo: Wellington, aos 11min, Jóbson, aos 20min do segundo tempo
Palmeiras: Robert, aos 46min do segundo tempo

Ponto Forte do Botafogo
- Marcação tanto nas armações de jogadas como nas bolas aéreas do Palmeiras

Ponto Forte do Palmeiras
- Marcos e Deyvid Sacconi. Enquanto o goleiro salvou o time no final do primeiro tempo, o meia foi o jogador mais lúcido da equipe

Ponto Fraco do Botafogo
- Entrou meio nervoso na partida e foi dominado nos primeiros minutos

Ponto Fraco do Palmeiras
- Mudanças de Muricy Ramalho não surtiram efeito e o time pouco criou na segunda etapa

Personagem do jogo
- Jóbson, autor do segundo gol

Esquema Tático Botafogo
4-4-2
Jéfferson; Alessandro, Juninho, Wellington e Diego; Leandro Guerreiro, Fahel, Lúcio Flávio (Jônatas) e Renato (Thiaguinho); Jóbson e Reinaldo (Victor Simões). Técnico: Estevam Soares

Esquema Tático Palmeiras
4-5-1
Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício Ramos e Pablo Armero (Wendel); Edmilson (Robert), Pierre, Cleiton Xavier, Deyvid Saconi (Sandro Silva) e Diego Souza; Vagner Love. Técnico: Muricy Ramalho

Cartões Amarelos
Botafogo: Diego
Palmeiras: Armero, Sandro Silva e Deyvid Sacconi

Árbitro
Leonardo Gaciba da Silva (RS)

Público
- 38.717 pagantes

Com informações da agência Gazeta Press.



Fonte: Terra
Publicidade