PUBLICIDADE
Logo do

Grêmio

Meu time

Com 2 a mais, Grêmio goleia e se vinga do Cruzeiro

2 ago 2009 20h22
| atualizado às 22h51
Publicidade

O Grêmio entrou em campo neste domingo disposto a vingar a eliminação frente ao Cruzeiro, na semifinal da Libertadores deste ano, e conseguiu. O time tricolor ainda saiu atrás no placar no Olímpico, graças a Wellington Paulista - autor de dois gols no empate que tirou os gaúchos do torneio continental -, mas cresceu depois que ficou com dois jogadores a mais em campo e goleou o rival por 4 a 1, pela 16ª rodada da Série A.

» Fotos de Grêmio x Cruzeiro
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Comente o resultado

O resultado deixou o Grêmio com 24 pontos, na sexta posição e a três pontos de distância do G4 - grupo que reúne os classificados à próxima edição da Libertadores. Já o Cruzeiro parou nos 17 e, apesar de ter um jogo a menos na tabela, segue perto da zona de rebaixamento à Série B de 2010.

Na próxima quinta-feira, o Grêmio terá um duro desafio pelo Brasileiro: vai encarar o líder Palmeiras, às 21h (de Brasília), no Palestra Itália. Já o Cruzeiro buscará a reabilitação diante do Atlético-PR, um dia antes, às 19h30 (de Brasília), no Mineirão.

O jogo

O Grêmio dominou quase todo o primeiro tempo, até por ter um jogador a mais - Jonathan foi expulso aos 17min. O time gaúcho, aliás, chegou a acertar a trave do Cruzeiro, mas deu o contra-ataque aos mineiros e levou o primeiro gol do jogo aos 40min, com o carrasco Wellington Paulista, cobrando pênalti.

No segundo tempo, outro jogador do Cruzeiro foi expulso: Thiago Ribeiro, aos 5min. Com dois a mais, o Grêmio se lançou em bloco para o ataque e, de tanto insistir, empatou o confronto aos 13min. Tcheco cobrou escanteio da direita e o zagueiro Réver cabeceou no canto esquerdo do goleiro Fábio.

Se a situação já era complicada para o Cruzeiro, aos 18min ela piorou mais ainda. Em mais uma jogada ofensiva do Grêmio, Jonas dividiu com o zagueiro na entrada da área e a bola sobrou para Tcheco. Em posição duvidosa, o capitão do time tricolor bateu colocado, no canto esquerdo de Fábio: 2 a 1.

Soberano, o Grêmio queria mais. E fez o terceiro em mais uma jogada de bola aérea. Aos 31min, Jadílson cruzou na segunda trave e Jonas, sem marcação, usou a cabeça para mandar a bola no canto direito de Fábio, ampliando o placar do confronto.

No final do jogo, o argentino Maxi López foi premiado com um gol. O atacante, que criou boas chances antes de balançar a rede, deixou sua marca aos 43min, batendo no canto direito.

Ficha técnica:

Gols
Grêmio: Réver, Tcheco, Jonas e Maxi López, aos 12min, 19min, 31min e 43min do 2º tempo
Cruzeiro: Wellington Paulista, aos 40min do 1º tempo

Polêmicas
- Duas expulsões no Cruzeiro: a do lateral direito Jonathan e a do atacante Thiago Ribeiro
- Pênalti pedido pelos jogadores do Grêmio após um cruzamento de Tcheco que parou no braço do adversário
- Posição duvidosa de Tcheco no lance do segundo gol do Grêmio

Ponto Forte do Grêmio
Pressão sob a zaga do Cruzeiro e cruzamentos em direção à área

Ponto Forte do Cruzeiro
Contra-ataques e firmeza dos jogadores do meio na marcação

Ponto Fraco do Grêmio
Falta de capricho na conclusão dos lances ofensivos

Ponto Fraco do Cruzeiro
Excesso de faltas, o que culminou na expulsão de dois jogadores

Personagem do jogo
Evandro Rogerio Roman, que expulsou dois jogadores do Cruzeiro

Destaque negativo do jogo
Expulsões e cobranças sobre a arbitragem

Esquema Tático Grêmio
3-5-2
Victor; Willian Thiego (Douglas Costa), Léo e Réver; Fábio Santos (Jadílson), Túlio (Joílson), Adílson, Tcheco e Souza; Jonas e Maxi López. Técnico: Paulo Autuori

Esquema Tático Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gerson Magrão; Fabrício, Fabinho (Soares), Henrique e Marquinhos Paraná (Bernardo); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Elicarlos). Técnico: Adilson Batista

Cartões Amarelos
Grêmio: -
Cruzeiro: Fabrício

Cartões Vermelhos
Grêmio: -
Cruzeiro: Jonathan e Thiago Ribeiro

Árbitro
Evandro Rogerio Roman (PR)





Fonte: Terra
Publicidade