PUBLICIDADE
Logo do

Palmeiras

Meu time

Com espetáculo de Petkovic, Fla vence Palmeiras e já sonha com título

18 out 2009 18h01
| atualizado às 19h16
Publicidade

No encontro entre Diego Souza e Adriano, apontados como melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, brilhou a estrela do meia Petkovic na tarde deste domingo. No gramado do Estádio Palestra Itália, diante de mais de 26 mil torcedores alviverdes, o sérvio freou a empolgação dos líderes ao marcar duas vezes na vitória do Flamengo por 2 a 0, selar a reação rubro-negra no torneio e decretar a primeira derrota do Palmeiras na condição de mandante, deixando a disputa pelo título ainda mais aberta.

» Fotos de Palmeiras x Flamengo
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Receba os gols do seu time pelo celular
» Problemas no estádio? Mande seu relato
» Comente a vitória do Flamengo

Companheiros de Seleção Brasileira nos últimos dias, os craques de Palmeiras e Flamengo apenas assistiram em campo ao show do veterano número 43, que se consolidou na condição de "exterminador" de paulistas que sonham com o título. No último final de semana, em um Maracanã também lotado, o meia estrangeiro já havia brilhado ao comandar a virada rubro-negra sobre o São Paulo, ao marcar um gol e dar a assistência para outro.

Sem saber o que é perder desde o dia 23 de agosto, ou nove rodadas, o Flamengo chega aos 48 pontos, ganha uma posição em sua luta para voltar à Libertadores da América e já representa uma ameaça aos líderes. Na quinta posição, uma atrás da zona de classificação ao torneio continental, a equipe rubro-negra diminui para apenas seis a diferença para o Palmeiras, que em queda, conheceu o terceiro tropeço consecutivo (antes, empatou com Avaí em casa e perdeu para o Náutico, fora).

Com a bola rolando, o Palmeiras apostou desde o início em sua força aérea e levou perigo em cruzamentos para a área. Levando vantagem na maioria dos lances pelo alto, os mandantes chegaram bem em cabeçadas de Danilo, Robert e Diego Souza, que passaram rente ao travessão rubro-negro. No entanto, a empolgação palmeirense durou apenas 24 minutos, tempo que o meia Petkovic demorou para brilhar e fazer a diferença. Dentro da área, cercado por marcadores, o sérvio achou espaço para sair de três zagueiros e tocar com categoria no ângulo de Marcos.

O gol visitante serviu para aumentar a pressão alviverde e recuar ainda mais o Flamengo em seu campo de defesa, apostando apenas nos contra-ataques com Zé Roberto e Adriano. No entanto, quem quase foi às redes foi o artilheiro Vagner Love, que em lindo lance na entrada da área, tirou dois zagueiros do time carioca e finalizou com a perna esquerda para ótima defesa de Bruno.

No entanto, na etapa final, os visitantes souberam o caminho para neutralizar as forças alviverdes e traçarem vitória tranquila. Depois de dar trabalho para Marcos duas vezes antes dos cinco minutos após o reinício, o Flamengo ampliou a vantagem no placar graças à estrela de seu camisa 43 e à falha do setor defensivo palmeirense. Aos 16min, Petkovic bateu escanteio fechado, pelo lado esquerdo, contou com a colaboração de Marcos após tentativa de desvio de Ronaldo Angelim e marcou gol olímpico.

Nos minutos finais, com a vitória praticamente assegurada, o Flamengo continuou sendo mais perigoso e por pouco não fez o terceiro, em lance que Zé Roberto viu Marcos adiantado e carimbou o travessão palmeirense. Já aos 42min, após marcação polêmica de pênalti em Ortigoza, o centroavante Vagner Love teve a chance de recolocar o Palmeiras na partida, mas jogou por cima e enterrou as chances de reação dos mandantes.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 x 2 FLAMENGO

Gols
FLAMENGO: Petkovic, aos 24min do 1º tempo e aos 16min do 2º tempo

Polêmicas
- Marcação de pênalti a favor do Palmeiras, de Ronaldo Angelim em Otrigoza, que gerou muita reclamação dos flamenguistas. Aos 41min do segundo tempo, após levantamento na área, os jogadores de chocaram no alto e a arbitragem viu falta do defensor no paraguaio

Ponto Forte do PALMEIRAS
- Avanços pelas laterais, com as subidas de Wendel e Armero

Ponto Forte do FLAMENGO
- Armação de jogadas ofensivas com Petkovic, que soube aproveitar bem os espaços deixados pelo Palmeiras e desequilibrou a partida

Pontos Fracos do PALMEIRAS
- Falhas na marcação e ataque pouco inspirado

Personagem do jogo
Petkovic, do Flamengo

Esquema Tático do PALMEIRAS
4-4-2
Marcos; Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmílson, Souza (Marquinhos), Cleiton Xavier e Diego Souza; Robert (Ortigoza) e Vágner Love; técnico: Muricy Ramalho

Esquema Tático do FLAMENGO
4-4-2
Bruno; Léo Moura, Aírton, Ronaldo Angelim e Juan; Maldonado, Willians, Toró (Fierro) e Petkovic (Welinton); Zé Roberto (Lenon) e Adriano; técnico: Andrade

Cartões Amarelos
PALMEIRAS: Diego Souza e Edmíson
FLAMENGO: Toró, Ronaldo Angelim

Árbitro
Sandro Meira Ricci (DF)

Local
Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)



Fonte: Terra
Publicidade