PUBLICIDADE
Logo do

Coritiba

Meu time

Cruzeiro goleia, complica Coritiba e mantém chances de G4

29 nov 2009 18h55
| atualizado às 23h24
Publicidade

Depois de duas partidas sem vitória no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro voltou a fazer valer o mando de campo neste domingo e, de virada, derrotou o Coritiba por 4 a 1 em Belo Horizonte. Eliandro, Jonathan, Wellington Paulista e Henrique marcaram para o time da casa e Jéci fez o dos paranaenses.

» Veja fotos de Cruzeiro x Coritiba
» Vote e eleja os destaques do Campeonato Brasileiro
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Comente o resultado

Com o resultado, o Cruzeiro toma a quinta posição do rival Atlético-MG e mantém as chances de disputar a Copa Libertadores. Com três pontos (62 a 59) de desvantagem e o mesmo número de vitórias do que os rivais, precisa vencer na última rodada o Santos, na Vila Belmiro, e torcer por uma derrota de São Paulo ou Palmeiras, que enfrentam Sport e Botafogo, respectivamente.

O Coritiba, por sua vez, se aproxima da zona do rebaixamento e disputará a sobrevivência na Série A na próxima rodada contra o Fluminense, na capital paranaense. Caso não vença o jogo, dependerá de um resultado igual ou pior do Botafogo, queque tem os mesmos 44 pontos, mas duas vitórias a menos). Os cariocas enfrentam o Palmeiras no Rio de Janeiro.

Com as duas equipes precisando da vitória, a partida começou quente. O Coritiba chegou primeiro, aos 7min. Depois de jogada de Marcelinho Paraíba pela esquerda, Thiago Gentil chutou forte de fora da área, mas a bola foi por cima. O Cruzeiro respondeu dois minutos depois, com Jonathan. Dentro da área, ele bateu cruzado e a bola passou rente a trave.

O primeiro gol saiu aos 11min. Marcelinho Paraíba sofreu falta pela esquerda e cobrou forte em direção à área. O zagueiro Jeci se antecipou e desviou para as redes, fazendo 1 a 0 para o Coritiba.

Embalado pelo gol, o time paranaense começou a dominar as ações e teve ótima chance para ampliar aos 20min. Renatinho se livrou do marcador e chutou de fora da área. Fábio fez grande defesa. Na cobrança de escanteio, Renatinho soltou outra bomba, mas a bola foi por cima.

Com o Cruzeiro errando muitos passes, principalmente no meio-campo, o técnico Adílson Batista perdeu a paciência. Antes dos 25min, Leandro Lima foi substituído por Eliandro e deixou o campo muito irritado, soltando vários palavrões.

Com três atacantes, o time celeste foi com tudo para frente, mesmo que de forma desorganizada. Aos 27min, Eliandro, mostrando seu cartão de visitas, chutou firme e a bola raspou a trave. Aos 32min, depois de cruzamento pela direita, Wellington Paulista aparece na área e cabeceia, mas Vanderlei defende firme.

Até os zagueiros do Cruzeiro se arriscavam no ataque. Aos 36min, Cláudio Caçapa chutou de fora da área e a defesa aliviou. Na cobrança do escanteio, Wellington Paulista acertou a bicicleta, mas a zaga tirou de novo.

A pressão era muito grande, mas o gol celeste só veio aos 44min, com boa dose de sorte. Henrique chutou de fora da área, a bola quicou no gramado e enganou o goleiro Vanderlei.

Dois minutos depois, Wellington Paulista foi puxado dentro da área, mas o juiz não marcou o pênalti. Desnorteado, o Coritiba sofreu a virada aos 48min. Após jogada de Diego Renan pela esquerda, a bola sobrou para Jonathan que chutou forte, no canto direito, fazendo o 2 a 1.

No segundo tempo, o Coritiba veio com mais um atacante, Marcos Aurélio, mas o Cruzeiro praticamente acabou com as chances de reação do rival logo de cara. Aos 9min, Thiago Ribeiro invadiu a área e foi derrubado por Luciano Amaral. Desta vez, o juiz assinalou o pênalti. Wellington Paulista cobrou bem e fez 3 a 1, aos 11min.

Com a vantagem no placar, o técnico Adílson Batista tratou de bloquear a principal jogada ofensiva do Coritiba. Tirou Diego Renan e colocou Elicarlos para colar em Marcelinho Paraíba, deslocando Marquinhos Paraná para a lateral esquerda.

A alteração deu certo. O Coritiba sumiu e o Cruzeiro sobrou em campo. Aos 20min, Marquinhos Paraná bateu, mas Vanderlei conseguiu evitar. Entretanto, dois minutos depois, não teve jeito. Após jogada pela direita, Thiago Ribeiro cruzou para a área, na segunda trave, e Eliandro marcou o quarto gol celeste.

O Cruzeiro ainda teve chances de ampliar. Aos 35min, Athirson, que entrara no lugar de Eliandro, teve a chance, mas perdeu, cara a cara com o goleiro Vanderlei. Aos 37min, foi a vez de Thiago Ribeiro errar. O Coritiba só teve mais uma chance, aos 42min, com Thiago Gentil, mas o atacante, praticamente livre, de frente para o gol, mandou a bola por cima.

Ficha técnica:

Cruzeiro 4 x 1 Coritiba

Gols
Cruzeiro: Henrique, aos 44min, e Jonathan, aos 48min do primeiro tempo; Wellington Paulista, aos 10min, e Eliandro aos 22min do segundo tempo
Coritiba: Jéci, aos 11min do primeiro tempo

Ponto Forte do Cruzeiro
- Ataque, com Thiago Ribeiro e Wellington Paulista, produziu bastante e poderia ter deixado o placar ainda maior

Ponto Fraco do Cruzeiro
- Afobação no primeiro tempo, com muitos erros de conclusão

Ponto Forte do Coritiba
- Velocidade nos contra-ataques no primeiro tempo

Ponto Fraco do Coritiba
- A zaga não conseguiu conter os avanços do Cruzeiro

Personagem do jogo
Henrique, que com um chute de longa distância empatou para o Cruzeiro em um momento em que o clube começava a se desesperar

Esquema Tático Cruzeiro
4-4-2
Fábio; Jonathan, Caçapa, Leonardo Silva e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Leandro Lima (Eliandro) (Arthison); Thiago Ribeiro e Wellington Paulista
Técnico: Adílson Batista

Esquema Tático Coritiba
4-4-2
Vanderlei; Márcio Gabriel (Marcos Aurélio), Dirceu, Jéci (Cleiton) e Luciano Amaral; Jaílton, Leandro Donizete, Pedro Ken e Renatinho (Carlinhos Paraíba); Marcelinho Paraíba e Thiago Gentil
Técnico: Ney Franco

Cartões Amarelos
Cruzeiro: Wellington Paulista
Coritiba: Márcio Gabriel, Cleiton e Luciano Amaral

Árbitro
Salvio Spinola Fagundes Filho (SP)

Estádio
Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Com informações da agência Gazeta Press.





Fonte: Terra
Publicidade