PUBLICIDADE
Logo do

Grêmio

Meu time

Grêmio vira e impõe terceira derrota ao Santo André

25 jul 2009 20h27
| atualizado às 22h40
Publicidade

O Grêmio levou um susto e quase viu a sua invencibilidade no Olímpico ir embora, neste sábado, diante do Santo André. Mas o time de melhor campanha em casa fez jus à fama e com dois gols de Rafael Marques e um golaço do inspirado Souza venceu a equipe paulista, de virada, por 3 a 2.

» Veja fotos da partida
» Veja o termômetro dos técnicos da Série A
» Receba os gols do seu time pelo celular
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela completa
» Comente o resultado do jogo

Apesar de Rafael Marques ter sido o artilheiro do jogo, Souza foi quem brilhou. Além do golaço, o da virada - ele deu assistência para os outros dois gols do zagueiro. O resultado deixa o Grêmio na 6ª colocação até o domingo.

Foi o terceiro revés seguido do Santo André. Até pouco tempo atrás tido como uma das sensações do campeonato, a equipe do ABC paulista vê seu desempenho cair rodada a rodada: é agora a 12ª colocada.

Os primeiros minutos passavam a impressão de que os donos da casa poderiam matar a partida em pouco tempo. Mas foram os visitantes, em uma bobeada da zaga adversária, que abriram a contagem no Olímpico. Com 19min, Antônio Flávio recebeu passe de Marcelinho Carioca e chutou entre as pernas de Victor. A bola ainda tocou a trave caprichosamente até entrar.

Depois do gol, a situação praticamente não mudou. O Santo André continuou bem postado na defesa, segurando os ataques pouco criativos do Grêmio e oferecendo pouco perigo à meta tricolor. A reação teve início aos 36 minutos: uma sobra de bola caiu nos pés de Rafael Marques, que chutou cruzado à esquerda do goleiro Neneca. Dois minutos depois, Souza recebeu cruzamento e chutou à direita.

A pressão da equipe mandante só cresceu. Apoiados pela torcida, os jogadores do Grêmio sufocaram a defesa do Santo André, que não suportou. Aos 43min, Rafael Marques subiu bem após escanteio cobrado por Souza da esquerda e igualou o placar. Foi a chave para a virada: dois minutos mais tarde, o meio-campista arriscou de fora da área e acertou o ângulo esquerdo.

No retorno do intervalo, a situação do Santo André piorou. Com 17 min da segunda etapa, o atacante Nunes acertou Herrera no rosto e foi expulso pelo árbitro, deixando a equipe do ABC paulista com um jogador a menos em campo e tornando as subidas dos visitantes ao ataque ainda mais raras.

O Grêmio então passou a controlar as ações de jogo e chegou ao terceiro gol pouco tempo depois. Aos 34 min, Souza sofreu falta na ponta direita e ele mesmo cobrou. Em levantamento na área, Rafael Marques subiu novamente de cabeça, sozinho, e ampliou a vantagem do Grêmio no confronto. Mesmo batido, o Santo André conseguiu diminuir aos 48 minutos, com gol de Ricardo Goulart.

FICHA TÉCNICA

Grêmio 3 x 2 Santo André

Gols
Grêmio: Rafael Marques, aos 43 min do primeiro tempo e aos 34 min do segundo tempo, e Souza, aos 45 min do primeiro tempo
Santo André: Antônio Flávio, aos 19 min do primeiro tempo, e Ricardo Goulart, aos 48 min do segundo tempo

Ponto Forte do Grêmio
Jogadas rápidas pelo meio e precisão nos pés do Souza, tanto no gol quanto nas cobranças de falta

Ponto Forte do Santo André
Rapidez nos contra-ataques, principalmente quando o time estava ganhando a partida

Ponto Fraco do Grêmio
Poucas jogadas objetivas com os laterais, que foram pouco utilizados

Ponto Fraco do Santo André
Frágil marcação no meio-campo, dando muitos espaços para os armadores do Grêmio

Personagem do jogo
Souza: fez golaço e deu passe para os outros dois do Grêmio.

Esquema Tático do Grêmio
4-4-2
Victor; Mário Fernandes (Thiego), Léo, Rafael Marques e Jadilson; Adilson, Túlio, Souza e Tcheco (Joílson); Herrera e Jonas (Isael). Técnico: Paulo Autuori

Esquema Tático do Santo André
4-5-1
Neneca, Cicinho, Cesinha, Marcel e Gustavo Nery (Vinícius); Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho Carioca (Ricardo Goulart), Antônio Flávio e Elvis (Pablo Escobar); Nunes. Técnico: Sérgio Guedes

Cartões Amarelos
Grêmio: Mário Fernandes e Souza
Santo André: Gustavo Nery, Fernando, Ricardo Conceição e Élvis

Cartão Vermelho
Santo André: Nunes

Árbitro
Alício Pena Júnior

Local
Olímpico

Com informações da Gazeta Press





Fonte: Terra
Publicidade