PUBLICIDADE

Santo André surpreende Botafogo e deixa zona de rebaixamento

19 ago 2009 21h26
| atualizado em 20/8/2009 às 00h32
Publicidade

O Botafogo começou mal sua caminhada no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Jogando no Engenhão e vindo de um empate contra o líder Palmeiras, o time carioca foi surpreendido pelo Santo André e perdeu por 2 a 1. O resultado preocupa o Botafogo, que se vê cada vez mais próximo da zona de rebaixamento.

» Veja fotos da partida
» Veja a classificação atualizada
» Confira a tabela e os resultados
» Problemas no estádio? Mande seu relato

O Santo André, ao contrário, deixa a zona perigosa e fica com 21 pontos, um à frente do Botafogo, com 20. Os cariocas podem terminar a rodada entre os quatro últimos colocados.

O time de Estevam Soares sofreu um apagão nos primeiros 15 minutos de jogo. Além disso, o Santo André começou em ritmo alucinante. Somados, os dois fatos quase causaram um desastre ao Botafogo. Logo aos 4min, Cicinho encontrou Júnior Dutra na entrada da área. O meio-campista invadiu a área, driblou Emerson e abriu o placar.

Perdido, o sistema defensivo do Botafogo deu espaços demais ao rival, que quase chegou ao segundo gol em um contra-ataque puxado por Rômulo. O atacante avançou pela esquerda e chutou cruzado, à esquerda do gol de Flávio.

Aos 15min, não teve jeito. Depois de uma roubada de bola na intermediária, Júnior Dutra avançou livre pela direita e encontrou Nunes sozinho na área. O centroavante apenas empurrou para as redes e ampliou a vantagem do time paulista.

Apenas na metade do primeiro tempo o Botafogo acordou e passou a incomodar o Santo André, ainda que de forma desordenada. Sem Lucio Flavio no meio-campo, Michael teve de assumir o papel de principal armador do time ao lado de Jônatas. Nenhum dos dois, porém, conseguiu levar perigo ao gol de Neneca.

O Botafogo só viu as esperanças de volta aos 41min. Depois de um cruzamento na área, André Lima foi deslocado por Vinícius e a arbitragem assinalou o pênalti. Na cobrança, o próprio André chamou a responsabilidade e, mesmo tendo perdido uma penalidade na semana passada contra o Palmeiras, bateu com categoria e apenas deslocou Neneca.

No segundo tempo, o técnico Estevam Soares colocou o time ainda mais à frente, lançando Reinaldo no ataque. Com três homens de frente, o Botafogo manteve a posse de bola sempre no campo ofensivo, mas abusou nos erros de passes e finalizações. Na principal chance, logo no início, Victor Simões recebeu a bola em boas condições mas chutou em cima de Neneca.

A expulsão de Vinícius, aos 26min, empolgou ainda mais o Botafogo. No entanto, o time não soube aproveitar a vantagem e abusou dos cruzamentos na área, sempre bem cortados pela zaga do Santo André. O time paulista segurou até o final e protagonizou a primeira surpresa do segundo turno do Brasileiro.

Ficha técnica:
BOTAFOGO 1 X 2 SANTO ANDRÉ

Gols
Botafogo: André Lima, aos 41min do 1º tempo
Santo André: Júnior Dutra, aos 4min; Nunes, aos 15min do 1º tempo

Lance polêmico
Pênalti em André Lima, contestado pelos jogadores do Santo André. Vinícius disputou no alto com o atacante botafoguense

Ponto Forte do Botafogo
Domínio do meio-campo e maior posse de bola

Ponto Forte do Santo André
Rapidez nos contra-ataques, que resultaram nos dois gols

Ponto Fraco do Botafogo
Ataque desordenado, mesmo com a expulsão de Vinícius

Ponto Fraco do Santo André
O zagueiro Vinícius, que fez o pênalti em André Lima e ainda foi expulso

Personagem do jogo
Júnior Dutra, fez um gol e deu passe para outro

Esquema Tático do Botafogo
3-5-2
Flávio, Émerson, Juninho e Eduardo (Thiaguinho); Alessandro, Leandro Guerreiro, Jônatas (Reinaldo), Batista e Michael (Rodrigo Dantas); Victor Simões e André Lima.
Técnico: Estevam Soares

Esquema Tático do Santo André
4-4-2
Neneca, Cicinho (Élvis), Cris, Vinícius e Gustavo Nery; Fernando, Sidney, Júnior Dutra (Cesinha) e Arthur; Rômulo e Nunes (Malaquias).
Técnico: Alexandre Gallo

Cartões Amarelos
Botafogo: Eduardo, Victor Simões, Batista
Santo André: Vinícius, Júnior Dutra

Cartões Vermelhos
Botafogo:
Santo André: Vinícius

Local
Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro
Renato Cardoso da Conceição (MG)




Fonte: Terra
Publicidade