PUBLICIDADE

CBF vai testar árbitro de vídeo em 2017

28 set 2016 - 17h36
(atualizado em 29/9/2016 às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários
CBF
CBF
Foto: Agência Brasil

A CBF confirmou oficialmente nesta quarta que vai por em prática o arbitro de vídeo em 2017, mas não adiantou em qual competição o modelo será utilizado. A mudança ocorrerá em caráter experimental. Quem deu a informação foi Manoel Serapião Filho, presidente da Escola Nacional de Árbitros de Futebol, durante entrevista coletiva na tarde desta quarta, na sede da CBF.

O árbitro de vídeo vai auxiliar o trio de arbitragem na marcação de lances decisivos. Quem também está por trás do projeto é Sérgio Correa, que deixou a presidência da Comissão Nacional de Arbitragem da CBF na terça (27).

Serapião Filho acredita que poderá testar o novo sistema em alguns Estaduais, mas disse que isso ainda depende de detalhes. Antes, porém, deve haver testes em torneios amistosos.

"Esse árbitro ficará em uma cabine, dentro do estádio, com contato direto com o árbitro de campo, e não vai tratar de questões subjetivas, como se o atleta merecia ser expulso ou se foi bola na mão ou mão na bola, porque isso o juiz em campo tem muito mais condições de avaliar. Ele vai cuidar de questões objetivas, como impedimento, bola que entrou ou não entrou, erros que possam mudar o resultado de uma partida", explicou.

Nenhum representante dos clubes poderá solicitar avaliações de um lance, como ocorre no vôlei e no tênis. "É uma mudança que vem para melhorar o futebol e isso é o que importa."

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade