0

Confira detalhes do título do Santos na Taça Brasil de 1962

22 dez 2010
11h53
atualizado às 12h45

PALAVRA DO JORNAL A GAZETA ESPORTIVA: Continua com o Santos a Taça "Brasil". Depois do insucesso de domingo, o tricampeão paulista redimiu-se esta noite de forma espetacular e categórica, ao derrotar o mesmo Botafogo pela contagem de 5 a 0. Mais de 70 mil pessoas, igorando a procedência do clube vencedor, vibraram e aplaudiram a exibição dos visitantesm festejando cada gol, porque o importante era o espetáculo que estava sendo apresentado. (Publicado na edição do dia 03/04/1963)

RESUMO: A Taça Brasil de Futebol de 1962 teve a participação de 18 equipes, as campeãs estaduais daquele ano. O campeonato foi disputado em mata-mata, com seis fases. Como houve uma divisão por importância dos clubes, os times maiores foram entrando ao longo da competição, fazendo com que as equipes de menor expressão tivessem uma estrada mais longa rumo ao título nacional. Santos e Botafogo, por serem campeões de São Paulo e da Guanabara, já estavam automaticamente nas semifinais. Os dois alvinegros passaram à final, na qual o clube paulista venceu dois dos três jogos e se sagrou campeão. Para vencer o título, o Santos só precisou fazer cinco jogos, enquanto outras equipes, como o Campinense-PB, fizeram até nove e acabaram eliminados. Além de Santos e Botafogo, outros grandes que participaram foram Internacional, Sport, Cruzeiro, Ceará e Bahia.

CAMPANHA DO CAMPEÃO: 5 J - 3 V - 1 E - 1 D - 15 GP - 7 GC

FICHA TÉCNICA DA FINAL:
BOTAFOGO 0 x 5 SANTOS
Data:
02/04/1963
Local:
Maracanã
Renda: Cr$ 26.931.732,00
Público: 70.324 pessoas
Árbitro: Eunípio de Queiroz
Assistentes: não disponíveis
Gols: Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (duas vezes) (SAN)
BOTAFOGO: Manga; Rildo (Joel), Zé Maria, Nilton Santos (Jadir) e Ivan; Ayrton e Édison; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo.
Técnico: Marinho Rodrigues
SANTOS: Gilmar; Lima, Mauro, Calvet e Dalmo; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho (Tite), Pelé e Pepe.
Técnico: Lula

Fonte: Gazeta Esportiva

compartilhe

publicidade
publicidade