PUBLICIDADE

Terra na Copa

1ª lista de Felipão em 2001 teve só 9 convocados à Copa; relembre

6 fev 2013 - 12h05
(atualizado às 12h07)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Convocações de Scolari mudaram muito da primeira lista até a Copa de 2002</p>
Convocações de Scolari mudaram muito da primeira lista até a Copa de 2002
Foto: Mowa Press / Divulgação

A empolgação por fazer parte da primeira convocação de um novo treinador é natural, mas não pode significar acomodação. Pelo menos no que depender do caminho traçado por Luiz Felipe Scolari até o pentacampeonato. Da lista inicial traçada por Felipão para enfrentar o Uruguai em junho de 2001 pelas Eliminatórias da América do Sul, apenas nove deles participaram do Mundial do ano seguinte.

Os 20 convocados para o amistoso contra a Inglaterra nesta quarta-feira, às 17h30 (de Brasília), em Wembley, vão tentar mudar este panorama. Nesta primeira lista, Felipão manteve a base que estava sendo convocada por Mano Menezes, mas ainda faltam 16 meses para a estreia do Brasil na Copa de 2014 e mudanças inevitavelmente ocorreram.

Do time titular na final da Copa de 2002, Edmílson, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho e Ronaldo estavam fora da estreia de Felipão na derrota para o Uruguai. Vale lembrar que, na época, o camisa 9 estava lesionado e foram chamados como opção para o ataque Euller, Éwerthon, Geovanni, Romário, Jardel e Élber. Nenhum deles foi para o Mundial.

<p>&Eacute;werthon foi um dos seis atacantes convocados por Scolari na primeira lista&nbsp;que n&atilde;o chegaram &agrave; Copa</p>
Éwerthon foi um dos seis atacantes convocados por Scolari na primeira lista que não chegaram à Copa
Foto: Getty Images

Contribuíram para que muitos dos jogadores ficassem pelo caminho as lesões (caso Emerson, cortado já na Coreia do Sul) e um acontecimento extraordinário. A Copa América de 2001, a primeira competição com o treinador à frente da Seleção, foi marcada por problemas extracampo por causa de conflitos internos na Colômbia. O volante Mauro Silva, por exemplo, pediu dispensa e nunca mais foi convocado.

Diferente de agora, quando Mano Menezes deixou um caminho trilhado em sua passagem, Felipão pegou em 2001 uma Seleção em frangalhos. Por aquele ciclo entre as Copas de 1998 e 2002 já tinham passado Vanderlei Luxemburgo e Emerson Leão. Tal diferença pode ser uma indicação que desta vez o índice de aproveitamento da primeira lista será maior.

Relembre a primeira lista de Felipão em 2001 (em negrito, os jogadores que foram para a Copa

Goleiros

Marcos (Palmeiras)

Dida (Milan)

Laterais

Cafu (Roma)

Belletti (São Paulo)

Roberto Carlos (Real Madrid)

Serginho (Milan)

Zagueiros

Antônio Carlos (Roma)

Lúcio (Bayer Leverkusen)

Roque Júnior (Milan)

Cris (Cruzeiro)

Meio-campistas

Mauro Silva (Deportivo La Coruña)

Emerson (Roma)

Fábio Rochemback (Internacional)

Rivaldo (Barcelona)

Alex (Palmeiras)

Juninho Paulista (Vasco da Gama)

Atacantes

Euller (Vasco da Gama)

Éwerthon (Corinthians)

Geovanni (Cruzeiro)

Romário (Vasco da Gama)

Jardel (Galatasaray)

Élber (Bayern de Munique)

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade