PUBLICIDADE

Terra na Copa

Italiano Nicola Rizzoli apita decisão entre Alemanha e Argentina

11 jul 2014 - 16h44
(atualizado às 17h59)
Compartilhar

O Brasil não estará representado dentro de campo no Maracanã na partida entre Alemanha e Argentina, final da Copa do Mundo de 2014. Nesta sexta-feira, a Fifa divulgou que o árbitro italiano Nicola Rizzoli apitará a decisão do Mundial. O brasileiro Sandro Meira Ricci era um dos candidatos ao jogo.

Rizzoli tem 42 anos e será o terceiro italiano a apitar a partida mais importante do futebol a cada quatro anos. Nas duas disputas anteriores, as equipes Sul-americanas levaram a melhor. Em 1978, conterrâneo Sérgio Gornella foi o escolhido para comandar o confronto entre Argentina e Holanda, vencido pelos Hermanos. Já em 2002, Pierluigi Colina apitou o pentacampeonato do Brasil frente à Alemanha.

Rizzoli tem larga experiência internacional. Foi ele o responsável por apitar a decisão da Liga dos Campeões na temporada 2012/2013, entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Na Copa de 2014, o italiano apitou três jogos, dente eles dois da Argentina: Contra a Nigéria, pela fase de grupos, e diante da Bélgica, nas quartas de final.

Desde 2007, Rizzoli foi o árbitro principal em 77 jogos internacionais. Segundo o site World Refeere, ele apitou 32 jogos da Liga dos Campeões, sendo oito deles pelo mata-mata decisivo (de oitavas de final até a decisão). Em 2011, Rizzoli também apitou a semifinal do Mundial de Clubes entre Santos e Kashiwa Reysol. Baseado em jogos internacionais, o árbitro mostrou 300 cartões amarelos, média de 3,8 por jogo, e dez cartões vermelhos nos últimos sete anos.

Rizzoli também assinalou 25 pênaltis. A decisão neste domingo será a 10ª realizada entre equipes da Europa e da América do Sul. Nas outas nove, seis árbitros do Velho Continente apitaram o confronto. Em todas, equipes Sul-americanas foram campeãs. Os três confrontos restantes foram apitados por um árbitro da África, um da América Central e outro da América do Sul. Por duas vezes os europeus saíram com a Taça nas mãos.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade