PUBLICIDADE

Terra na Copa

vc repórter: Manaus tem decoração de R$ 70 mil para a Copa

Organizador do projeto disse que o prefeito de Manaus e o governador do Amazonas vão para a rua 3 nesta quinta-feira, para ver o trabalho de perto e assistir à estreia da Seleção no Mundial

12 jun 2014 - 15h58
(atualizado em 13/6/2014 às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A rua 3 do bairro da Alvorada, em Manaus, no Amazonas, está interditada desde o dia 18 de abril. Em um processo que durou cerca de dois meses, os moradores do local enfeitaram, praticamente, toda a via, que tem, aproximadamente, 1,2 km de extensão. A decoração foi finalizada no dia 6 deste mês.

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Um dos organizadores do projeto, Everton Vieira disse que a ideia nasceu de uma comissão integrada por dez moradores da rua. A enorme decoração, que conta com enfeites na parte superior e pintura no asfalto, foi feita com tinta, plástico e serragem de tubo industrial. 

Everton afirmou que, no total, foram gastos cerca de R$ 70 mil com materiais. O organizador do projeto disse que o valor foi atingido com esforço da população do local e de ruas vizinhas. “Arrecadação com moradores, bingo, rifa, feijoada, torneio de sinuca, dominó, todo tipo de coisa a gente inventava aqui”, contou.  Os custos foram revertidos apenas para os materiais. “A mão de obra foi toda de moradores”, lembrou Everton.

A intervenção na rua 3, segundo o programador de robótica, começou a ser feira no dia 18 de abril. Desde então, o acesso de veículos ao local está completamente bloqueado. Everton afirmou que o fluxo foi desviado para duas avenidas próximas, a B e a C. A interdição, de acordo com ele, segue até a final da Copa, se o Brasil chegar lá. Caso o time de Felipão seja eliminado antes, a via será reaberta, mas a decoração continuará montada.

A decoração virou atrativo para turistas, que vão ao local para conhecer e fotografar. Segundo o morador, desde a festa de inauguração, promovida na última sexta-feira, cerca de 50 mil pessoas já passaram pelo local e 8 mil estavam presentes na celebração. “Estão vindo muitos turistas. Chegou uma comissão da Alemanha e tem aparecido chinês, croata, australiano, suíço, de tudo um pouco”, disse.

Everton contou que, nesta quinta-feira, a Polícia Militar está fazendo a segurança do local porque o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, e o governador do Amazonas, José Melo de Oliveira, vão até a rua 3 para ver o trabalho de perto e assistir à estreia da Seleção no Mundial. “A gente convidou para mostrar para eles que os moradores conseguem fazer tudo isso nas ruas sem apoio de governo nenhum. O objetivo é conseguir um incentivo para a próxima Copa”, afirmou.

Manaus é uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Com capacidade para 50 mil torcedores, a Arena Amazônia irá sediar quatro jogos: Inglaterra e Itália no dia 14, Croácia e Camarões no dia 18, Portugal e Estados Unidos no dia 22 e Suíça e Honduras no dia 25. 

O leitor Suamy Beydoun, de Manaus (AM), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade