PUBLICIDADE

Fifa fará Copa do Mundo com 48 times a partir de 2026

10 jan 2017 - 07h50
Compartilhar
Exibir comentários

A Fifa irá expandir a Copa do Mundo para 48 seleções a partir da edição de 2026 e confirmará a mudança nesta terça-feira (10) em votação em Zurique. Os dirigentes de vários países concordaram com a medida e fecharam um acordo informal com o presidente Gianni Infantino para fazer a alteração.

A promessa de ampliar o Mundial faz parte ainda da campanha de Infantino, que implantou medida semelhante enquanto liderava a Uefa. Para o suíço, a medida amplia as chances de países "menos tradicionais" de disputarem a mais importante competição entre seleções do mundo.

No entanto, não está ainda certo qual será o modelo de competição para uma Copa do Mundo tão "inchada", com 80 jogos. O mais provável, é que 16 equipes disputem uma fase preliminar de apenas um jogo e deixe a disputa em estilo "normal", com 32 times.

A medida foi duramente criticada por sindicatos de jogadores europeus, que afirmam que os atletas serão "sacrificados" fisicamente para competir, e por personalidades mundiais, como Pep Guardiola e Joachim Löw. Todos apontam, além do cansaço, a queda da qualidade da competição.

A Fifa, no entanto, espera arrecadar quase US$ 1 bilhão a mais com cotas de televisão, uma alta de 20% no seu lucro com o setor. 

Foto: Getty Images
Fonte: ANSA
Compartilhar
Publicidade
Publicidade