PUBLICIDADE

Terra na Copa

Com R$ 3 bi, Cumbica inicia obras e terá capacidade para 43 mi até Copa

5 set 2012 - 11h33
(atualizado às 13h26)
Compartilhar
Thiago Tufano
Direto de São Paulo

A Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. já iniciou as obras pensando na Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. O terminal 3 de passageiros estará pronto para o Mundial e, com um investimento de R$ 2,6 bilhões, mais 12 milhões de usuários poderão usufruir da nova área em Cumbica, além dos terminais 1 e 2, que serão reformados após março de 2013.

Atualmente, o aeroporto de Guarulhos tem capacidade para 31,4 milhões de passageiros. Com o terminal 3, que estará pronto até a Copa, o número poderá chegar a 43 milhões. O novo terminal terá uma área de 192 mil m² e receberá apenas voos internacionais. Já os terminais 1 e 2 têm, juntos, 75.935 m² e receberão voos domésticos e internacionais para países próximos ao Brasil.

A concessionária dividiu o projeto em três etapas. A primeira diz respeito às obras até a Copa. Já a segunda vai da Copa à Olimpíada de 2016, que será realizada no Rio de Janeiro. A terceira e última vai de 2016 até o fim da concessão, que dura 20 anos.

Em todo o período, o projeto prevê um aumento de 60 milhões de passageiros/ano na capacidade do aeroporto até o fim da concessão, além de 130 novas posições para aeronaves e 20 mil novas vagas de estacionamento.

A apresentação do novo terminal e das reformas foi feita pelo próprio presidente da concessionária, Antonio Miguel Marques. Segundo ele, o projeto inicial da Infraero foi modificado por conta do pouco tempo de execução para as obras, já que o grande objetivo é a Copa de 2014.

"É um bom projeto, mas como o processo de concessão foi desenhado e as metas de prazo para serem atendidas até a Copa são rígidas, foi mudado no sentido de que o conceito de agilidade na construção fosse melhor em relação. A principal razão para a mudança foi o tempo de execução, agilidade de construção. Para isso tivemos que padronizar uma série de coisas", explicou Marques.

De acordo com o presidente é importante ressaltar que o patrimônio do aeroporto continua sendo do Estado, mas a concessionária terá o direito de "usá-lo" por 20 anos.

Desde o dia 14 de agosto deste ano, na chamada fase 1 da operação, a Infraero continua operando o aeroporto, mas os funcionários da concessionária fazem um acompanhamento do processo. Essa primeira etapa termina em 14 de novembro deste ano, quando as funções irão se inverter, com a concessionária operando o aeroporto sob observação da Infraero.

"O patrimônio continua sendo do Estado. O que a concessionária tem é o direito e a obrigação de expandir e melhorar as condições do aeroporto e isso ao final da concessão reverte para a união federal. Será usado pela concessionária, mas pertence à união federal", explicou, acrescentando que o contrato de concessão poderá se estender.

As obras ainda estão na etapa de finalização de movimentação de terra, mas no primeiro semestre de 2013 o novo edifício garagem estará operando para que seja aproveitado para a Copa das Confederações, que será realizada no ano que vem.

Copa da África do Sul como exemplo

O Consórcio Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., que venceu o leilão em fevereiro deste ano, é formado pelo Grupo Invepar, Infraero e operadora ACSA, da África do Sul. Esta última foi a responsável pela construção e reforma dos aeroportos sul-africanos para o Mundial de 2010. De acordo com Marques, a experiência da empresa será o grande diferencial do Brasil.

"É um grande ganho para nós. Eles têm uma grande experiência por conta da Copa e estão trazendo para cá. Muitas coisas eles já nos alertaram a fazer de uma maneira e não de outra. Eles mostram um conhecimento de experiência. A Copa de 2010 teve quatro incidentes envolvendo aeroportos. Nas Copas anteriores, inclusive nas europeias, o número de incidentes passou de três dígitos, então essa experiência deles contará bastante", explicou.

A empresa sul-africana opera também o aeroporto de Mumbai, na Índia. Com capacidade para cerca de 35 milhões de passageiros, foi eleito um dos três melhores do mundo.

Obras do terminal 3 foram iniciadas e estarão prontas até 2014
Obras do terminal 3 foram iniciadas e estarão prontas até 2014
Foto: Adriano Lima / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade