Seleções

Pelo tri, Peru corre por fora

Campeão em 1939 e 1975, a seleção peruana passa por problemas internos às vésperas de mais uma edição da Copa América, a 28ª da sua história. Pizarro, destaque da equipe, foi suspenso pela federação em outubro passado por não ter se apresentado para um amistoso contra o Chile, o que causou mal-estar entre ambas as partes.

Dentro de campo, no entanto, a base dos últimos anos é mantida pelo técnico Julio César Uribe. Os atacantes Jefferson Farfán e Paolo Guerrero, e os zagueiro Juan Vargas e Alberto Rodriguez devem ter presenças garantidas na lista de convocados.

Mesmo assim, o Peru não figura entre os favoritos da competição que será disputada na Venezuela. A equipe é apenas uma coadjuvante e, assim como a Bolívia, "corre por fora" na luta pelo terceiro título continental da sua história.

Técnico
Julio Cesar Uribe
Em março, Uribe foi escolhido para assumir a seleção do Peru. Na verdade ele apenas retornou ao cargo após cinco anos, já que dirigiu a equipe nas Eliminatórias da Copa de 2002. Logo depois da sua 1ª partida no retorno, Uribe abandonou a delegação para ir a uma discoteca em Yokohama, o que gerou críticas.
Destaque
Cláudio Pizarro
Bom no jogo aéreo e capacitado para jogar de costas para o gol, o veterano atacante Cláudio Pizarro é o grande destaque da equipe peruana. Ao lado do velocista Jefferson Farfán, "Pizza", como é popularmente conhecido no Bayern de Munique, da Alemanha, tentará levar o Peru ao título após um hiato que já dura 32 anos.
Dados do país
Superfície 1.285.215 km²
População 28.409.897 habitantes
Idioma Espanhol
Religião predominante Católica
Moeda oficial Nuevo Sol
Federação Federación Peruana de Fútbol
Fundação 1922
Website www.fpf.com.pe
Principais clubes Alianza Lima, Sporting Cristal e Universitario
Copa América 27 participações