PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Campeonato Paranaense

Paranaense define classificados para fase final

25 mar 2009 - 17h57
Compartilhar

Esta quarta-feira será dia de rodada completa e decisiva no Campeonato Paranaense. Com exceção do Rio Branco que está de folga por já ter completado seus 14 jogos, todos os demais clubes entram em campo de olho na classificação ou na fuga do rebaixamento à divisão.

Embora os classificados sejam definidos nesta quarta-feira, a seqüência do Paranaense ainda é desconhecida. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva julga nesta quinta-feira um recurso impetrado pelo Atlético-PR para fazer valer o supermando de sete jogos em casa pela classificação em primeiro lugar. O supermando é previsto no artigo 9º do regulamento, mas na tabela divulgada pela Federação Paranaense, o primeiro colocado terá direito a apenas 4 jogos em casa, inclusive enfrentando o Coritiba, segundo colocado já assegurado, na casa do adversário.

Mas por enquanto a preocupação dos clubes é apenas com a última rodada. A disputa está acirrada tanto na parte superior quanto inferior da tabela. Em alguns casos como do Toledo e Iguaçu, uma vitória, seguida de algumas combinações, além de representar a fuga da zona da degola pode também colocar as equipes no G8.

Atlético-PR e Coritiba são as duas únicas equipes já garantidas na fase final do Paranaense, em primeiro e segundo lugares respectivamente. Outras doze equipes brigam por seis vagas. Nacional, J. Malucelli, Cianorte, Paranavaí e Paraná dependem apenas de si para seguir na competição.

O Rio Branco, oitavo colocado na competição, que está de folga, precisa torcer por tropeços dos clubes que estão logo atrás na tabela e que também têm chances de classificação.

Iraty, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo e Iguaçu precisam vencer seus confrontos e torcer por derrotas de outros clubes para se classificar.

O Londrina é o único time que não tem mais chance de chegar à fase final. Na lanterna, com 13 pontos, o time precisa vencer o Coritiba e torcer por tropeços de três dos quatro adversários diretos - Toledo, Foz do Iguaçu (dupla se enfrenta nesta noite), Cascavel e Iguaçu - para seguir na elite do futebol paranaense.

O confronto mais interessante desta última rodada será entre Foz do Iguaçu e Toledo, a vitória pode levar a equipe à próxima fase, mas a derrota pode deixar o perdedor na segunda divisão. Para o Toledo, que já está na zona de rebaixamento, a derrota enterra de vez o sonho de permanecer na primeira divisão.

Outra partida também chama a atenção nesta rodada. Paraná e Iguaçu (filial tricolor) se enfrentam no Estádio Durival Britto. O time de Wagner Velloso precisa da vitória para se garantir entre os oito melhores. Já o Iguaçu, que poderia até ser cordial com o adversário que mantém seus atletas e comissão técnica, precisa desesperadamente da vitória para fugir da queda a segunda divisão.

O Iguaçu é o penúltimo colocado da tabela. Ao contrário do que previa o presidente paranista, Aurival Correia, quando assinou a parceria com o Iguaçu, o Paraná não conseguiu chegar com sobra de pontos à última rodada, impedindo a suspeita de possível acordo entre os dois clubes.

À época, o presidente declarou que o Paraná chegaria à última rodada já classificado sem depender de qualquer resultado. Porém, até a penúltima rodada, o torcedor paranista sofreu com a ameaça iminente de rebaixamento.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade